Espetáculo
NA AUSÊNCIA DO
MEU CORPO
de Marina Nabais

15 jun | 21h30

ESPETÁCULO

NA AUSÊNCIA DO MEU CORPO

15 jun 2018

21h30 | Blackbox

/

 Teaser Na Ausência do Meu Corpo

/

INFORMAÇÃO DE BILHETEIRA

Ingresso | 5 euros

Bilhetes à venda na receção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas das 10h00 às 18h00. No dia do espetáculo, a bilheteira reabre às 20h00.

 /

SINOPSE

Na Ausência do Meu Corpo é um solo que se desenvolve como um retornar a casa. A casa é o corpo, em movimento, que revela o seu jogo de texturas, ritmos, tonalidades e impressões. A casa, ainda, como um núcleo de sensações que faz corpo com o mundo, estendendo uma própria geografia do sensível.

O corpo como matéria de uma vida. Em diálogo com a sombra e a luz, o corpo cria uma nova superfície visível e uma nova forma de viver a paisagem.

O que fica na ausência do corpo? Uma memória do movimento que está em permanente transformação.

“Certamente, a vida (…) está relacionada com zoe, com uma pura animalidade desnuda, despossuída. No entanto, ela nunca perdeu o sentido de vida como génese, ou autogénese, como intensa força, impermeável, móvel e sem limites, que não exigiria que nada a determinasse, nem mesmo termos com bios e zoe.” UNO, Kuniichi

/

FICHA ARTÍSTICA

Direção artística, coreografia e interpretação Marina Nabais

Assistência ao projeto/consultoria Joana Pupo

Música original Joana Guerra

Habitáculo Nuno Nogueira e Ana Sargento

Desenho de luz Miguel Cruz

Programação de vídeo  Manuel Abrantes

Fotografia e vídeo Tiago Melo Bento

Produção executiva Sara Santana

Produção Marina Nabais Dança, associação cultural

Apoios Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Câmara Municipal de Almada, Companhia Clara Andermatt, Governo de Portugal/Direção Geral das Artes, Polo Cultural das Gaivotas | Boavista, Junta de Freguesia de Benfica/Auditório Carlos Paredes e Teatro Extremo

Agradecimentos Ana Coimbra Oliveira, Carla Ribeiro, Demarco Emmons, Diogo de Andrade, Janete Maximiano, Joana Mealha, José Álvaro Correia, Nádia Nogueira, Rita Borges, Ruben Ramires, Samuel Rodrigues

M/14

Duração aprox. 40min

/

NOTA BIOGRÁFICA

Marina Nabais nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro e em Amesterdão. Reside atualmente em Lisboa, onde desenvolve o seu trabalho artístico e pedagógico.

Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (2011/2013). Fez o Bacharelato na Escola Superior de Dança de Lisboa, no ramo de espetáculo (1992/1995) e um pós-graduação na School For New Dance Development em Amesterdão (1995/97). Tem o Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança de Lisboa (2006).

Em 2003 criou a menina dos meus olhos, associação cultural, e fez vários projetos de dança/teatro pela associação em cocriação com vários artistas até 2013.

Desde 2008, começou o seu percurso como coreógrafa com as seguintes peças: AVESSO (2008), POR UM RIO (2011), NOTOCORDA (2012), O PESO DE UMA SEMENTE (2013), SEDIELA, DANÇÁRIO, MIOCÁRDIO (2014), De Seda (2015), CORPO-MAPA-LIVRO (2016), Na Ausência do Meu Corpo (2017).

Em Dezembro de 2013, nasce Marina Nabais Dança, associação cultural, onde começa a desenvolver o seu projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores de outras áreas artísticas e parcerias com diversas instituições.

Como intérprete tem trabalhado nas áreas de dança, teatro e vídeo: Francisco Pedro, Grupo de Dança de Almada, António Tavares, Nigel Charnock, Peter Michael-Dietz, Sofia Neuparth, Paula Varanda, Ana Borges, Eléonore Didier, Teatro “O Bando”, Luís Castro, Lúcia Sigalho, Rogério Nuno Costa, Gonçalo C. Luz, Jeanne Waltz, Nuno Tudela, Aldara Bizarro e Stephan Jurgens.

Desenvolve paralelamente um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não profissionais na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados.

Colaborações: Companhia de Dança de Almada; AMDA (Mértola), Lugar Presente (Viseu), Teatro Universitário do Minho (Braga), Fórum Dança (Lisboa), O Teatrão (Coimbra), Teatro Maria Matos (Lisboa),  Museu do Douro (Peso da Régua), Teatro Viriato (Viseu), ArtemRede (vários locais), Conservatório Nacional de Lisboa.

Voltar à Programação