Espetáculo
NA AUSÊNCIA DO
MEU CORPO
de Marina Nabais

15 jun | 21h30

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

ESPETÁCULO

NA AUSÊNCIA DO MEU CORPO

15 jun 2018

21h30 | Blackbox

/

 Teaser Na Ausência do Meu Corpo

/

INFORMAÇÃO DE BILHETEIRA

Ingresso | 5 euros

Bilhetes à venda na receção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas das 10h00 às 18h00. No dia do espetáculo, a bilheteira reabre às 20h00.

 /

SINOPSE

Na Ausência do Meu Corpo é um solo que se desenvolve como um retornar a casa. A casa é o corpo, em movimento, que revela o seu jogo de texturas, ritmos, tonalidades e impressões. A casa, ainda, como um núcleo de sensações que faz corpo com o mundo, estendendo uma própria geografia do sensível.

O corpo como matéria de uma vida. Em diálogo com a sombra e a luz, o corpo cria uma nova superfície visível e uma nova forma de viver a paisagem.

O que fica na ausência do corpo? Uma memória do movimento que está em permanente transformação.

“Certamente, a vida (…) está relacionada com zoe, com uma pura animalidade desnuda, despossuída. No entanto, ela nunca perdeu o sentido de vida como génese, ou autogénese, como intensa força, impermeável, móvel e sem limites, que não exigiria que nada a determinasse, nem mesmo termos com bios e zoe.” UNO, Kuniichi

/

FICHA ARTÍSTICA

Direção artística, coreografia e interpretação Marina Nabais

Assistência ao projeto/consultoria Joana Pupo

Música original Joana Guerra

Habitáculo Nuno Nogueira e Ana Sargento

Desenho de luz Miguel Cruz

Programação de vídeo  Manuel Abrantes

Fotografia e vídeo Tiago Melo Bento

Produção executiva Sara Santana

Produção Marina Nabais Dança, associação cultural

Apoios Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Câmara Municipal de Almada, Companhia Clara Andermatt, Governo de Portugal/Direção Geral das Artes, Polo Cultural das Gaivotas | Boavista, Junta de Freguesia de Benfica/Auditório Carlos Paredes e Teatro Extremo

Agradecimentos Ana Coimbra Oliveira, Carla Ribeiro, Demarco Emmons, Diogo de Andrade, Janete Maximiano, Joana Mealha, José Álvaro Correia, Nádia Nogueira, Rita Borges, Ruben Ramires, Samuel Rodrigues

M/14

Duração aprox. 40min

/

NOTA BIOGRÁFICA

Marina Nabais nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro e em Amesterdão. Reside atualmente em Lisboa, onde desenvolve o seu trabalho artístico e pedagógico.

Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (2011/2013). Fez o Bacharelato na Escola Superior de Dança de Lisboa, no ramo de espetáculo (1992/1995) e um pós-graduação na School For New Dance Development em Amesterdão (1995/97). Tem o Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança de Lisboa (2006).

Em 2003 criou a menina dos meus olhos, associação cultural, e fez vários projetos de dança/teatro pela associação em cocriação com vários artistas até 2013.

Desde 2008, começou o seu percurso como coreógrafa com as seguintes peças: AVESSO (2008), POR UM RIO (2011), NOTOCORDA (2012), O PESO DE UMA SEMENTE (2013), SEDIELA, DANÇÁRIO, MIOCÁRDIO (2014), De Seda (2015), CORPO-MAPA-LIVRO (2016), Na Ausência do Meu Corpo (2017).

Em Dezembro de 2013, nasce Marina Nabais Dança, associação cultural, onde começa a desenvolver o seu projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores de outras áreas artísticas e parcerias com diversas instituições.

Como intérprete tem trabalhado nas áreas de dança, teatro e vídeo: Francisco Pedro, Grupo de Dança de Almada, António Tavares, Nigel Charnock, Peter Michael-Dietz, Sofia Neuparth, Paula Varanda, Ana Borges, Eléonore Didier, Teatro “O Bando”, Luís Castro, Lúcia Sigalho, Rogério Nuno Costa, Gonçalo C. Luz, Jeanne Waltz, Nuno Tudela, Aldara Bizarro e Stephan Jurgens.

Desenvolve paralelamente um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não profissionais na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados.

Colaborações: Companhia de Dança de Almada; AMDA (Mértola), Lugar Presente (Viseu), Teatro Universitário do Minho (Braga), Fórum Dança (Lisboa), O Teatrão (Coimbra), Teatro Maria Matos (Lisboa),  Museu do Douro (Peso da Régua), Teatro Viriato (Viseu), ArtemRede (vários locais), Conservatório Nacional de Lisboa.

Back to Calendar of events