Concerto
Surma

Ciclo Performativo "Geometria Sónica"

27 jan | 15h00

CICLO PERFORMATIVO GEOMETRIA SÓNICA

Curadoria dos Programadores do TREMOR

SURMA

27 jan 2019

15h00

Blackbox

Ingresso: 5 €

Lotação limitada

/

Nota biográfica

One Woman Band cujo disco de estreia, “Antwerpen”, lançado a 13 de Outubro de 2017, foi considerado um dos melhores do ano pela grande maioria dos meios de comunicação social nacionais e nomeado para melhor disco europeu do ano (ao lado de trabalhos de nomes como The XX, Fever Ray ou King Krule).

Em  2018 passou pelo festival Eurosonic, our por festivais como NOS Alive, Paredes de Coura ou South By Southwest, onde foi apontada pela NPR como uma das melhores descobertas do ano. 2019 reserva-lhe para já uma canção no Festival da Canção e concerto no NOS Primavera Sound.

Surma é Débora Umbelino e vem de Leiria mas o que nos traz vem de locais bem mais exóticos. Domina teclas, samplers, cordas, vozes e loop stations em sonoridades que fogem do jazz para o post-rock, da electrónica para o noise e nos levam para paragens mais ou menos incertas, em atmosferas desconhecidas, mas com muito prazer na viagem. Do universo alternativo foi conquistando público um pouco por todo o lado. O primeiro single de apresentação, “Maasai”, indicava um caminho singular que “Antwerpen” veio a consolidar. “Hemma”, single do disco, foi nomeado para melhor canção nacional nos prémios SPA 2017. Surma tem 24 anos e, neste momento, é já uma das figuras incontornáveis na nova música portuguesa, com provas dadas dentro e fora de portas.

Voltar à Programação