Violas
dos Açores

Concerto

28 set 2019 // 17h30

Concerto 

Violas dos Açores

28 set 2019

17h30

Blackbox

/

Alexandre Fontes – Santa Maria

Bruno Bettencourt – Terceira

Jorge Silva – Pico

Rafael Carvalho – São Miguel

Renato Bettencourt – São Jorge

/

A Associação de Juventude Viola da Terra promove, desde 2011, o “Encontro de Violas Açorianas”. O intuito tem sido o de juntar tocadores de Viola da Terra de várias Ilhas dos Açores no sentido de trocarem experiências, conhecimentos e debaterem as diferentes realidades da Viola em cada Ilha.

Destes Encontros surge sempre um momento de apresentação musical pretendendo dar a conhecer a nossa Viola aos Açorianos e mostrar a riqueza que a Viola da Terra tem nos Açores, por ter diferentes características físicas, afinações, técnicas de execução e repertórios.

Na edição de 2019 o Encontro volta à Ilha de São Miguel, pela segunda vez desde 2011, com um Concerto a 28 de Setembro, pelas 17:30, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.

O Concerto contará com a presença de tocadores de 5 Ilhas dos Açores: Alexandre Fontes (Santa Maria), Bruno Bettencourt (Terceira), Jorge Silva (Pico), Rafael Carvalho (São Miguel) e Renato Bettencourt (São Jorge). Os músicos irão trabalhar em conjunto para a definição de um programa para apresentarem em Concerto.

No Concerto os músicos farão apresentação individuais, a solo, para demonstrarem as técnicas de execução de cada Ilha, havendo, depois, momentos de execução em conjunto onde as Violas provarão que se complementam e se enriquecem sempre que se encontram em palco.

Estas ocasiões de partilhas musicais entre tocadores de Violas são sempre benéficas e têm trazido muitos frutos para a valorização da Viola e dos seus executantes na realidade de cada Ilha e na realidade Açoriana.

A edição de 2019 é ainda mais especial pois contará, pela primeira vez, com um tocador da Ilha de Santa Maria. Desde 2011 que o Encontro já juntou Tocadores de Ilhas como Graciosa, Flores, Pico, São Jorge, São Miguel, Terceira, e, agora, Santa Maria.

O Encontro é organizado pela Associação de Juventude Viola da Terra em parceria com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e conta com o apoio da Direcção Regional da Cultura.

O “Encontro de Violas Açorianas” integra a “Temporada de Violas da Terra 2019”.

Voltar à Programação