9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas

Conhecidos os 9 artistas selecionados para o programa de residências artísticas

Open Call até 31 ago 2021 20h00 (fuso horário Açores)

9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas

Programa Piloto de Residências Artísticas dos Açores

Uma colaboração Azores 2027, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e Part’ilha – Associação de Cultura e Desenvolvimento Local, em parceria com várias instituições e agentes das 9 ilhas dos Açores.

 

9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas é um programa piloto de residências artísticas de todas as disciplinas criativas que decorre nas nove ilhas dos Açores. O programa destina-se a artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal continental e regiões autónomas e também a artistas da Letónia – país que, com Portugal, acolhe em 2027 o evento Capital Europeia da Cultura.

Este programa piloto de residências artísticas dos Açores nasce, através de parcerias com agentes, instituições culturais e municípios açorianos, com o objetivo de acolher e integrar artistas. Porque nenhum artista é uma ilha, os artistas podem colaborar e encontrar formas de levar conhecimento, experimentação e desafios a todos os setores da sociedade.

Este programa pretende chegar às ilhas mais periféricas do arquipélago, atenuando barreiras de acesso a experiências artístico-culturais. Este projeto pretende, ainda, assegurar que as experiências artísticas acontecem em toda a região. É uma forma de iluminar e unir singularidades e as várias narrativas de um arquipélago fragmentado, e quer constituir-se como uma plataforma privilegiada de contar novas histórias sobre os Açores.

9×9 quer ligar diferentes parceiros nas ilhas em torno de objetivos comuns, nomeadamente: deslocar a experiência da arte para as ruas, para negócios e para a natureza, ocupar lugares abandonados, abordar questões europeias importantes e contemporâneas como a participação ativa das comunidades nos processos criativos, o isolamento (solidão), a desertificação das ilhas, a migração por falta de oportunidades de trabalho, o envelhecimento da população, ativar o património material e imaterial e a criação de pontes entre a tradição e a contemporaneidade.

As residências artísticas focam-se na investigação e nos processos artísticos, e incluem momentos de desenvolvimento de públicos e de sensibilização das comunidades para as artes. As residências estão, por isso, ancoradas no processo mais do que no produto final, devendo incentivar a participação direta, seja através de conversas, oficinas, visitas escolares ou de outros formatos propostos pelos artistas, e devem terminar sempre com apresentações públicas.

Esta convocatória, definida em conjunto com agentes de cada ilha, serve de convite a artistas interessados ​​em colaborar com as comunidades locais, atuando como facilitadores e articuladores de experiências e objetos artísticos. A questão O que cada ilha ganha com a presença de um artista? serve de mote para identificar de que forma o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais pode transformar um lugar.

 

 Residências Artísticas Azores 2027 – Regulamento

Voltar à Programação