9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas

Conhecidos os 9 artistas selecionados para o programa de residências artísticas

Open Call até 31 ago 2021 20h00 (fuso horário Açores)

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas

Programa Piloto de Residências Artísticas dos Açores

Uma colaboração Azores 2027, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e Part’ilha – Associação de Cultura e Desenvolvimento Local, em parceria com várias instituições e agentes das 9 ilhas dos Açores.

 

9 x 9 – Artistas são Ilhas, Ilhas são Artistas é um programa piloto de residências artísticas de todas as disciplinas criativas que decorre nas nove ilhas dos Açores. O programa destina-se a artistas portugueses e estrangeiros residentes em Portugal continental e regiões autónomas e também a artistas da Letónia – país que, com Portugal, acolhe em 2027 o evento Capital Europeia da Cultura.

Este programa piloto de residências artísticas dos Açores nasce, através de parcerias com agentes, instituições culturais e municípios açorianos, com o objetivo de acolher e integrar artistas. Porque nenhum artista é uma ilha, os artistas podem colaborar e encontrar formas de levar conhecimento, experimentação e desafios a todos os setores da sociedade.

Este programa pretende chegar às ilhas mais periféricas do arquipélago, atenuando barreiras de acesso a experiências artístico-culturais. Este projeto pretende, ainda, assegurar que as experiências artísticas acontecem em toda a região. É uma forma de iluminar e unir singularidades e as várias narrativas de um arquipélago fragmentado, e quer constituir-se como uma plataforma privilegiada de contar novas histórias sobre os Açores.

9×9 quer ligar diferentes parceiros nas ilhas em torno de objetivos comuns, nomeadamente: deslocar a experiência da arte para as ruas, para negócios e para a natureza, ocupar lugares abandonados, abordar questões europeias importantes e contemporâneas como a participação ativa das comunidades nos processos criativos, o isolamento (solidão), a desertificação das ilhas, a migração por falta de oportunidades de trabalho, o envelhecimento da população, ativar o património material e imaterial e a criação de pontes entre a tradição e a contemporaneidade.

As residências artísticas focam-se na investigação e nos processos artísticos, e incluem momentos de desenvolvimento de públicos e de sensibilização das comunidades para as artes. As residências estão, por isso, ancoradas no processo mais do que no produto final, devendo incentivar a participação direta, seja através de conversas, oficinas, visitas escolares ou de outros formatos propostos pelos artistas, e devem terminar sempre com apresentações públicas.

Esta convocatória, definida em conjunto com agentes de cada ilha, serve de convite a artistas interessados ​​em colaborar com as comunidades locais, atuando como facilitadores e articuladores de experiências e objetos artísticos. A questão O que cada ilha ganha com a presença de um artista? serve de mote para identificar de que forma o desenvolvimento de projetos artísticos e culturais pode transformar um lugar.

 

 Residências Artísticas Azores 2027 – Regulamento

Back to Calendar of events