Arquivo Atlântico

Instalação

17 fev. - 1 mar. 2022

Arquivo Atlântico

Instalação

17 fev. a 1 mar. 2022

 

“Arquivo Atlântico é um projeto  de investigação e criação artística que propõe pensar a colonialidade a partir da elaboração de um arquivo – um conjunto de gestos, imagens e relatos que tem o potencial de informar e problematizar o presente. O projeto nasce da vontade de olhar para a história dos vários territórios banhados pelo Oceano Atlântico de modo a compreender as formas de ocupação, extração, hierarquização, exclusão e extermínio que marcam, ainda hoje, a experiência desses territórios e o legado colonial presente nas relações entre o Norte e o Sul Global. Para nós, o arquivo não é apenas uma evidência de um passado, mas um material generativo. Trabalhando com uma ampla gama de fontes – filmes, documentos oficiais, literatura, registros sonoros, narrativas orais – temos explorado como diferentes práticas criativas e composicionais podem resgatar a capacidade afetiva desses materiais e nos permitir desconstruir narrativas e visualidades que caracterizam um imaginário de matriz colonial.

O projeto tem se desenvolvido sob diferentes formatos, entre eles uma série podcast que reúne exercícios narrativos e conversas, mostras de filmes e, mais recentemente, sob uma abordagem coreográfica na relação com os diferentes materiais, experimentando e questionando a sua dimensão performativa.

A residência no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas se centrará, por um lado, na recolha de materiais e na observação das relações entre os Açores e outros territórios que integraram o projeto colonial português, e por outro, na experimentação e composição de um objeto instalativo, que estará aberto ao público.

Arquivo Atlântico é um projeto de Beatriz Cantinho e Túlio Rosa, em colaboração com Nuno Torres. O projeto é financiado pela Fundação GDA (PT) e Fundação Calouste Gulbenkian, e tem o apoio do Espaço do Tempo, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Açores), Centro Cultural do Mindelo (Cabo Verde), e a colaboração da Hosek Contemporary (DE) e Materiais Diversos (PT).”, por Projeto Arquivo Atlântico

Imagem ©Túlio Rosa / Projeto Arquivo Atlântico

Notas biográficas

Beatriz Cantinho é coreógrafa independente e investigadora nos laboratórios do CHAIA e CIAC. Doutorada em Dança/Filosofia – Universidade de Edimburgo. O seu trabalho, centra-se numa análise crítica do movimento de dimensão estético/política, considerado enquanto prática coreográfica expandida.

Túlio Rosa é artista e investigador vinculado ao programa de pós graduação e investigação artística a.pass {advanced performance and scenography studies}. Master em Práticas Cênicas e Cultura Visual (Universidade Castilla-La Mancha/Museu Reina Sofia). Seu trabalho orienta-se por questões relativas ao corpo e a imagem na contemporaneidade, e seu status em relação ao nosso imaginário político e social.

Nuno Torres desenvolve uma pesquisa contínua, nos campos do som e da música improvisada e experimental, explorando o material sonoro em torno do saxofone alto com recurso a técnicas estendidas. A rádio tem sido uma presença regular na sua atividade, com práticas de carácter fortemente experimental e comunitário.

 

Ouça mais sobre este projeto aqui: https://open.spotify.com/show/61anBkEoAy98EJT5ZoTKhI

Voltar à Programação