Exercícios de Memória

Exposição

4 set – 8 nov 2020

Exposição

“Exercícios de Memória” | Luís Brum

4 set – 8 nov 2020

Piso 1 – Loja

 

“A memória é um acto cultural colectivo que inconscientemente levamos a cabo como projecto de vida. Sem que alguma questão seja levantada as nossas interações sociais levam estas à criação dum património socio-cultural que eleva esta memória a um plano comum de relação entre os seres que o habitam e o seu entorno. Formam-se ideias de identidade e cultura que colocadas ao centro também marginalizam a quem elas não importa. As ideias de cultura e património são portanto voláteis e subjectivas a um interesse comum. Geram-se num organismo vivo e em constante mudança – nós próprios.

 

Destes processos de memória existe uma pseudo-constante:  o livro. Desenhado para manter memória ele próprio fazendo parte dela. O livro como objecto de arte e como contentor de objectos de arte. Nesse fio da navalha é um objecto aparentemente imparcial, dador de conhecimento aparente. Mas o que é um livro sem conteúdo. De que forma é que este contentor se exprime vazio, verdadeiramente imparcial à história. Deixar de olhar para um objecto como uma constante e passa a ser mais uma expressão cultural sujeita ao olhar do tempo.”

Luís Brum

NOTA BIOGRÁFICA | LUÍS BRUM

Luís Pinheiro Brum nasceu em 1985 nos Biscoitos e licenciou-se em Arquitectura Paisagista em Lisboa. Trabalhou em Barcelona no atelier OPR de arquitectura até 2010, regressando a Portugal, onde continua um trabalho de investigação e intervenção urbana que o colocam em contacto com temas de eco-sociologia. Desenvolve trabalho na área da arte urbana numa primeira ligação entre a arquitectura e arte, com projetos como “Chão de Gente” (2011). Nesse mesmo ano apresenta trabalhos na área das artes gráficas, ilustrando um conjunto de histórias numa exposição no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo. No ano de 2013 participa no festival Walk&Talk, um festival que tem vindo a integrar como membro da equipa desde 2016. Apresenta nesta exposição os seus primeiros trabalhos na área da escultura.

Voltar à Programação