REGISTOS DE LUZ SÃO POESIA
Osvaldo Janeiro

Exposição

15 fev - 15 mar 2020

REGISTOS DE LUZ SÃO POESIA

Exposição de Fotografia e Poesia

de Osvaldo Janeiro e Sandra Fernandes

 

15 fev – 15 mar 2020

16h00

Piso 1 da Loja

O ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas acolhe a exposição Registos de Luz são Poesia, de Osvaldo Janeiro e Sandra Fernandes, uma iniciativa da Junta de Freguesia da Conceição, Ribeira Grande.

 

Sinopse

Registos de Luz são Poesia é um encontro de arte(s): Fotografia e Poesia. A exposição reúne as visões dos artistas, Osvaldo Janeiro e Sandra Fernandes, em “olhares” diferentes, mas em sentires comuns.

Através da lente do fotógrafo Osvaldo Janeiro os lugares da freguesia da Conceição da Ribeira Grande são captados e levados até ao público na sua forma mais natural, permitindo que memórias e vivências sejam resgatadas, levando lugares e saberes mais além.

Aquilo que vemos provoca em nós emoções e sentimentos, e neste sentido a Poesia de Sandra Fernandes vem dar “voz” às imagens captadas. Numa simbiose entre Fotografia e Poesia, em que as imagens falam e são Poesia, e a Poesia é imagem que retrata emoções e sensações, Osvaldo Janeiro e Sandra Fernandes, embora dediquem a sua inspiração a artes diferentes, demonstram nesta parceria que a arte é mais enriquecedora quanto mais agregadora for.

Esta exposição tem um caráter solidário, o valor das fotografias em exposição irá reverter em igual parte para a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Núcleo Regional dos Açores e os Vicentinos da freguesia da Conceição.

 

Notas Biográficas

Osvaldo do Rego Janeiro nasceu a 19 de outubro de 1966, sendo natural da freguesia da Ribeira Seca do Concelho da Ribeira Grande. Desde 1992 é morador da freguesia da Conceição deste mesmo Concelho, o qual percorre, pondo em prática uma das suas paixões: a Fotografia, paixão que surge com a era da Fotografia Digital.

Sendo vendedor de profissão, e para além dos seus compromissos como marido e pai, a Fotografia ocupa um lugar de eleição na sua vida. O seu lema e suporte de vida, tem sido este: “Fotografia por paixão”. Osvaldo, adora fotografar os animais e a natureza, por lhe proporcionar constantes surpresas e por lhe transmitir sensações de prazer e bem-estar, tornando os momentos em que fotografa em verdadeiros momentos terapêuticos e de realização pessoal.

Osvaldo Janeiro é sócio da “AFAA – Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores” desde 2008. Em Setembro de 2013 realizou, na Matriz da Ribeira Grande, a Exposição de Fotografia ” Recantos & Encantos”.

Na sua página oficial – pentaxphotogallery.com/osvaldojaneiro – Osvaldo Janeiro partilha centenas de fotos com os internautas, dos mais variados temas, disponibilizando aos apaixonados da Fotografia o resultado da sua paixão, levando a arte de fotografar além-fronteiras.

 

Sandra de Fátima Fernandes da Silva nasceu a 9 de maio de 1979 na cidade de Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira. Vive desde 2002 na ilha de São Miguel, onde se licenciou em Psicologia, pela Universidade dos Açores. Mulher e mãe faz dos seus dias uma “gincana” humana, na qual concilia a vida familiar, o trabalho e a escrita.

A 21 de Agosto de 2010 criou o Blog “Poesias de Terra e de Mar” e deste modo abriu para o mundo uma janela, através da qual dá a conhecer a sua paixão pela escrita e acima de tudo pela Poesia. Sandra Fernandes é também a autora do livro “Pedaços de uma Mulher” (poesia), lançado a 8 de março de 2012. A 2 de agosto de 2014 lançou o livro de poesia e prosa poética “Meu porto, meu abrigo”, a 14 de fevereiro de 2015 lançou “Rosas versus Espinhos” e a 20 de março de 2015, estreia-se no infantil com o livro “Poesia no Jardim”, sendo este recomendado pelo Plano Regional de Leitura (Açores). É possível encontrar a sua poesia na Página Mulher Poema (facebook), poesia que a autora define como sendo a música do coração e que a acompanha dia após dia. Sandra Fernandes encara a vida de uma forma positiva, romântica e apaixonada, e é na vida, no amor, na natureza e nas vivências que encontra inspiração para escrever.

Voltar à Programação