“nós”, nas traves do sótão
Tomaz Borba Vieira

Exhibition

13 mar - 27 jun 2021

Exposição

“nós”, nas traves do sótão

Tomaz Borba Vieira

13 mar – 27 jun 2021 

 

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas apresenta a exposição de Tomaz Borba Vieira, “nós”, nas traves do sótão.

O conjunto de desenhos a tinta da china e aguada que constituem esta exposição surgem num momento recente da vida do artista Tomaz Borba Vieira que, durante um período de convalescença, desenvolveu este corpo de trabalho olhando para as traves do teto do seu quarto.

Na horizontal, o que Tomaz vê está acima dele, nas traves de madeira, onde começa a ver vida a acontecer. Os nós da madeira desenham figuras e ele passa-as para o papel.

São desenhos que podem parecer quase infantis, pelo traço e pela ludicidade. São figuras antropomorfizadas, macacos e sereias, que convivem e se relacionam. Há uma comunidade (um “Nós”) no seu teto e o artista quer partilha-la connosco.

São desenhos que nos prendem, há em vários deles fios ou linhas que ligam as várias personagens, há caminhos que se percorrem e possibilidades de sonhos, há igualmente a construção de uma possibilidade de uma viagem ao além e de quem desejamos que nos acompanhe nesse percurso.

De tão singelos são imensamente complexos.

Num momento complexo como este em que muitos de nós tivemos que ficar mais em casa, em que muitos de nós ficamos mais tempo na cama, estes desenhos trazem certamente imagens, pensamentos, deambulações e sonhos, comuns a todos nós, que hoje olhamos as traves do nosso sótão.

||

Nota biográfica

Tomaz Borba Vieira nasceu em 1938 em Ponta Delgada, ilha de São Miguel.

Artista, Educador, Escritor, Agente Cultural.

 

Estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Arte Mural na Academia de Belas Artes de Florença, Pedagogia na Universidade de Lisboa e Ciências da Educação (MA) na Universidade de Boston.

Foi docente no ensino técnico, preparatório, secundário e superior: ESBAL, Escola Comercial e Industrial de Ponta Delgada, Escola de Artes Decorativas António Arroio, Escola Preparatória Roberto Ivens, Escola Secundária Antero de Quental, Universidade dos Açores e formador de professores (CIFOP/RA).

No seu curriculum artístico, iniciado em 1963, constam cerca de 30 exposições individuais e a participação em cerca de 70 exposições coletivas

Proferiu palestras e publicou artigos sobre questões de arte e de educação, prefaciou exposições de novos artistas e apresentou obras de alguns dos principais artistas açorianos na RTP Açores, em 1989.

Organizou a exposição Os Sentidos, com colaboração da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo dos Açores, na Igreja do Colégio, em Ponta Delgada, em 1989. Integrou a comissão organizadora da exposição A Window on the Azores, como curador convidado da Bermuda National Gallery,em 1999.

Publicou: “Herdar Estrelas” – Novela, 2000, com ilustrações de Luíz França; “Degrau de Pedra” – Contos, 2002, com ilustrações de Luíz França; “O Carcereiro da Vila” – Contos, 2008, com ilustrações do autor; “Navegação Interior” – Contos, 2013, com ilustrações do autor; “O Lugar da Maçã”, 2019.

Fundou o Castelo – Centro Cultural, na Caloura, ilha de São Miguel, em 2005.

Foi-lhe atribuída a Insígnia Autonómica de Reconhecimento pela Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, em 2006.

Voltar à Programação