Pela nossa Pele

Vídeoarte-dança e ação performativa

23 abr 2022

Pela Nossa Pele

Vídeoarte-dança e ação performativa

de Rita Vilhena e Yael Karavan

 23 abr 2022

Blackbox | 18h00

Lotação limitada

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas apresenta, no dia 23 de abril, pelas 18h, a performance e vídeo-dança integrado no projeto “Pela nossa pele” de Rita Vilhena e Yael Karavan.

“Pela nossa pele” chegará dias 22 e 23 de abril a São Miguel, depois de já ter passado por Lisboa, Setúbal e Holanda, e é um projeto envolve um vídeo-dança e um workshop de performance. O vídeo-dança de 35 minutos criado por Yael Karavan e Rita Vilhena, observa e questiona como nos influenciamos uns aos outros: Corpo-Terra, Terra-Corpo, complementado por uma ação performativa que resulta do trabalho de colaboração das duas artistas com os participantes do workshop que decorrerá nesses dois dias.

A pandemia fez-nos pensar na necessidade, enquanto sociedade global, de olharmos para a nossa relação com o planeta Terra. A ciência diz-nos que, se não tomarmos medidas activas para alterar a nossa relação com o planeta, haverá inundações, crises de refugiados, incêndios e pandemia. Acreditamos que a actual pandemia pode ser um apelo a que actuemos. Pela nossa Pele é um projecto que visa reflectir sobre o lugar onde vivemos e lembrar que somos Natureza. Pela Nossa Pele é um vídeo arte-dança de 35 minutos criado por Yael Karavan e
Rita Vilhena, realizado em colaboração com a realizadora Francisca Manuel, as performers Joana Castro, Thamiris Carvalho e Jim Clark, design de figurinos da Carlota Lagido e sonoplasta Diogo Melo. Filmado na natureza selvagem do Coentral Grande, em Castanheira de Pêra, o objecto artístico é composto por imagens captadas com lentes micro e macro da pele das árvores, as veias dos rios e o corpo das bailarinas, contrariando a separação existente na sociedade urbana. Um filme que observa e questiona como nos influenciamos uns aos outros: Corpo-Terra, Terra-Corpo. Neste processo o filme explora a transformação do corpo feminino a fundir-se com a paisagem rural. As fronteiras da
performance dos corpos das mulheres e da paisagem desaparecem, evidenciando a continuidade do estar vivo. – Rita Vilhena e Yael Karavan

 

Notas biográficas

RITA VILHENA criadora, performer e intérprete. Bailarina profissional/coreógrafa desde 2003, tem como principal motivação a ideia de transformação e participação, movida pela intuição e prazer. Os seus últimos trabalhos #VIBRA #DOR e CORPO SANTO são uma marca do seu trajeto artístico com interesse em ritual e performance, e atualmente com MA-MA e Pela Nossa Pele, no antropoceno e ecofeminismo. Em 2005, criou e dirigiu a Baila Louca, improvisação e performance em Roterdão, uma plataforma que nutriu várias colaborações internacionais com coreógrafos, bailarinos e músicos. Em Portugal, é membro fundador e diretora artística da Partícula Extravagante associação.

Dividindo-se entre docente e discente, leciona na Escola Superior de Dança em Lisboa e frequenta o Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações na NOVA FCSH. É ainda membro do grupo de investigação Performance e Cognição – ICNOVA.

www.ritavilha.com/www.bailalouca.com

 

YAEL KARAVAN premiada performer, bailarina e diretora israelita/britânica, já viajou pela Europa, Rússia, Brasil e Japão estudando e trabalhando com diversos mestres na busca de uma elaboração de um método autêntico de treino e uma linguagem física contemporânea de expressão que liga este e oeste, teatro e dança. Yael tem mais de 20 anos de experiência com Butoh, trabalhando com mestres da 1a e da 2a geração. Usando elementos do Butoh: dança, mímica, palhaço, teatro físico e visual, ela explora os temas de memória, metamorfose, o invisível e a noção de ciclos que se repetem, entrelaçando ambientes oníricos com momentos de humor, equilibrando na linha fina entre o trágico e o cómico, o íntimo e o coletivo. Desde 1999, atua profissionalmente apresentando-se em teatros, festivais, assim como em galerias e museus, desenvolvendo um trabalho teatral e site/specific/responsive pelo mundo. Já foi membro da premiada companhia Russa de teatro físico Derevo, do Mamu Dance Theatre do Tadashi Endo e do Ten Pen Chi da Yumiko Yoshioka entre outros. Ensina Butoh ao redor do mundo, no Fórum Dança e na Universidade Nova de Lisboa.

www.yaelkaravan.com / www.karavanensemble.com

 

Voltar à Programação