Pela nossa Pele

Vídeoarte-dança e ação performativa

23 abr 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Pela Nossa Pele

Vídeoarte-dança e ação performativa

de Rita Vilhena e Yael Karavan

 23 abr 2022

Blackbox | 18h00

Lotação limitada

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas apresenta, no dia 23 de abril, pelas 18h, a performance e vídeo-dança integrado no projeto “Pela nossa pele” de Rita Vilhena e Yael Karavan.

“Pela nossa pele” chegará dias 22 e 23 de abril a São Miguel, depois de já ter passado por Lisboa, Setúbal e Holanda, e é um projeto envolve um vídeo-dança e um workshop de performance. O vídeo-dança de 35 minutos criado por Yael Karavan e Rita Vilhena, observa e questiona como nos influenciamos uns aos outros: Corpo-Terra, Terra-Corpo, complementado por uma ação performativa que resulta do trabalho de colaboração das duas artistas com os participantes do workshop que decorrerá nesses dois dias.

A pandemia fez-nos pensar na necessidade, enquanto sociedade global, de olharmos para a nossa relação com o planeta Terra. A ciência diz-nos que, se não tomarmos medidas activas para alterar a nossa relação com o planeta, haverá inundações, crises de refugiados, incêndios e pandemia. Acreditamos que a actual pandemia pode ser um apelo a que actuemos. Pela nossa Pele é um projecto que visa reflectir sobre o lugar onde vivemos e lembrar que somos Natureza. Pela Nossa Pele é um vídeo arte-dança de 35 minutos criado por Yael Karavan e
Rita Vilhena, realizado em colaboração com a realizadora Francisca Manuel, as performers Joana Castro, Thamiris Carvalho e Jim Clark, design de figurinos da Carlota Lagido e sonoplasta Diogo Melo. Filmado na natureza selvagem do Coentral Grande, em Castanheira de Pêra, o objecto artístico é composto por imagens captadas com lentes micro e macro da pele das árvores, as veias dos rios e o corpo das bailarinas, contrariando a separação existente na sociedade urbana. Um filme que observa e questiona como nos influenciamos uns aos outros: Corpo-Terra, Terra-Corpo. Neste processo o filme explora a transformação do corpo feminino a fundir-se com a paisagem rural. As fronteiras da
performance dos corpos das mulheres e da paisagem desaparecem, evidenciando a continuidade do estar vivo. – Rita Vilhena e Yael Karavan

 

Notas biográficas

RITA VILHENA criadora, performer e intérprete. Bailarina profissional/coreógrafa desde 2003, tem como principal motivação a ideia de transformação e participação, movida pela intuição e prazer. Os seus últimos trabalhos #VIBRA #DOR e CORPO SANTO são uma marca do seu trajeto artístico com interesse em ritual e performance, e atualmente com MA-MA e Pela Nossa Pele, no antropoceno e ecofeminismo. Em 2005, criou e dirigiu a Baila Louca, improvisação e performance em Roterdão, uma plataforma que nutriu várias colaborações internacionais com coreógrafos, bailarinos e músicos. Em Portugal, é membro fundador e diretora artística da Partícula Extravagante associação.

Dividindo-se entre docente e discente, leciona na Escola Superior de Dança em Lisboa e frequenta o Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações na NOVA FCSH. É ainda membro do grupo de investigação Performance e Cognição – ICNOVA.

www.ritavilha.com/www.bailalouca.com

 

YAEL KARAVAN premiada performer, bailarina e diretora israelita/britânica, já viajou pela Europa, Rússia, Brasil e Japão estudando e trabalhando com diversos mestres na busca de uma elaboração de um método autêntico de treino e uma linguagem física contemporânea de expressão que liga este e oeste, teatro e dança. Yael tem mais de 20 anos de experiência com Butoh, trabalhando com mestres da 1a e da 2a geração. Usando elementos do Butoh: dança, mímica, palhaço, teatro físico e visual, ela explora os temas de memória, metamorfose, o invisível e a noção de ciclos que se repetem, entrelaçando ambientes oníricos com momentos de humor, equilibrando na linha fina entre o trágico e o cómico, o íntimo e o coletivo. Desde 1999, atua profissionalmente apresentando-se em teatros, festivais, assim como em galerias e museus, desenvolvendo um trabalho teatral e site/specific/responsive pelo mundo. Já foi membro da premiada companhia Russa de teatro físico Derevo, do Mamu Dance Theatre do Tadashi Endo e do Ten Pen Chi da Yumiko Yoshioka entre outros. Ensina Butoh ao redor do mundo, no Fórum Dança e na Universidade Nova de Lisboa.

www.yaelkaravan.com / www.karavanensemble.com

 

Back to Calendar of events