Rubra Flor da Fajã
Cães do Mar

Teatro

9 out. 2022

Teatro

Rubra Flor da Fajã

Cães do Mar

 

9 out. 2022

16h00

Público-alvo | Público em geral e famílias com crianças a partir dos 10 anos

Ingresso | 3 euros

Lotação limitada

 

O espetáculo Rubra Flor da Fajã aborda o notável percurso biográfico de Maria Machado, nascida na Vila da Calheta da ilha de São Jorge, em 1890 e insere-se no projeto Retratos de Mulher, através do qual a Cães do Mar visa dar a conhecer vultos femininos açorianos desconhecidos do grande público e que se destacaram pela sua relevante ação social ou cultural.

Uma das fundadoras da Liga Portuguesa para a Paz, professora do Magistério Primário, pedagoga e ativa opositora do regime de Salazar, Maria Machado destacou-se pelo seu empenho na promoção cultural dos menos privilegiados.
Politicamente engajada, foi presa diversas vezes entre 1936 e 1954,sendo-lhe negada a possibilidade de prosseguir o exercício da sua profissão, recorrendo ao serviço doméstico em casas particulares para garantir a subsistência, mas clandestinamente continuando a dar aulas gratuitas aos menos afortunados.
Apesar dos reveses sofridos nunca deixou de estar ligada à sua terra natal, tendo cedido terreno para a construção da Sociedade da União Popular da Ribeira Seca e oferecido a sua biblioteca particular ao povo de S. Jorge.
Em 1958, após ter sido despejada do quarto onde vivia por pressão policial, obrigada a viver na rua, acaba por falecer vítima de doença cardíaca, na Amadora, aos 68 anos de idade.

Voltar à Programação