Rubra Flor da Fajã
Cães do Mar

Teatro

9 out. 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Teatro

Rubra Flor da Fajã

Cães do Mar

 

9 out. 2022

16h00

Público-alvo | Público em geral e famílias com crianças a partir dos 10 anos

Ingresso | 3 euros

Lotação limitada

 

O espetáculo Rubra Flor da Fajã aborda o notável percurso biográfico de Maria Machado, nascida na Vila da Calheta da ilha de São Jorge, em 1890 e insere-se no projeto Retratos de Mulher, através do qual a Cães do Mar visa dar a conhecer vultos femininos açorianos desconhecidos do grande público e que se destacaram pela sua relevante ação social ou cultural.

Uma das fundadoras da Liga Portuguesa para a Paz, professora do Magistério Primário, pedagoga e ativa opositora do regime de Salazar, Maria Machado destacou-se pelo seu empenho na promoção cultural dos menos privilegiados.
Politicamente engajada, foi presa diversas vezes entre 1936 e 1954,sendo-lhe negada a possibilidade de prosseguir o exercício da sua profissão, recorrendo ao serviço doméstico em casas particulares para garantir a subsistência, mas clandestinamente continuando a dar aulas gratuitas aos menos afortunados.
Apesar dos reveses sofridos nunca deixou de estar ligada à sua terra natal, tendo cedido terreno para a construção da Sociedade da União Popular da Ribeira Seca e oferecido a sua biblioteca particular ao povo de S. Jorge.
Em 1958, após ter sido despejada do quarto onde vivia por pressão policial, obrigada a viver na rua, acaba por falecer vítima de doença cardíaca, na Amadora, aos 68 anos de idade.

Back to Calendar of events