Unidade Estela Oliva (CLON) & Ana Quiroga
Walk&Talk

Instalação

15. jul a 23 jul. 2022

INSTALAÇÃO

Unidade 

Estela Oliva (CLON) & Ana Quiroga

no âmbito do Walk&Talk

15 – 23 jul. 2022

Blackbox

Unidade é o novo projeto de Estela Oliva (CLON) e Ana Quiroga que resulta da residência artística desenvolvida em dezembro de 2021 na vaga, espaço de arte e conhecimento. 

Inspirada na relação das unidades de baleias cachalotes, Unity / Unidade é uma exploração poética do mundo mágico das famílias de baleias e das suas sociedades matriarcais. Os cachalotes fornecem um estudo de caso único do mundo natural para estruturas sociais baseadas em ética, valores coletivos e cooperação, uma vez que têm uma estrutura social cooperativa a vários níveis. Nestas unidades familiares, as baleias fêmeas e juvenis vivem em grupos sociais que se mantêm estáveis ao longo dos anos.

As artistas reimaginam e incorporam a sua investigação num trabalho que faz referência a um novo tipo de sociedade com a qual os seres humanos podem aprender. Esta sociedade poderia ser estabelecida no presente, no futuro ou no passado. É intemporal. 

O objetivo deste projeto é mostrar a incrível capacidade de comunicação, empatia e inteligência das baleias, e sensibilizar para a importância de proteger esta espécie antiga. Ao mesmo tempo, pretende questionar a forma como nós, humanos, organizamos o nosso mundo e quais os valores que defendemos. 

O trabalho é apresentado como uma instalação imersiva, concebida para a Blackbox do Arquipélago, e que consiste em projeções e som surround, que representam o mundo íntimo e a relação destas famílias de baleias.

 

Créditos

Conceito: Estela Oliva e Ana Quiroga

Design visual e design da instalação: Estela Oliva

Design de som e música: Ana Quiroga

Luz: Estela Oliva

 

Voltar à Programação