CICLO 2023 (entre 24 nov. a 10 mar)

 

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e o festival Tremor apresentam a nova edição do Ciclo, uma iniciativa de formação direcionada a profissionais e curiosos das áreas artísticas, professores, educadores e estudantes da área da educação. A iniciar em novembro de 2023, e orientada por Jorge Queijo, esta formação visa a criação de novos espaços de capacitação e discussão em torno das práticas artísticas e da educação, servindo como motor para o empoderamento de agentes e da população local.

O Ciclo parte de uma estrutura modular, tendo como principal eixo formativo a partilha de know-how e ferramentas que possam despoletar a implementação de novos projetos artístico-culturais na comunidade local. Nesta edição de 2023, a formação é destinada a todos os interessados em desenvolver ferramentas de auxílio à criatividade, estudo e integração de métodos não formais nos diferentes projetos de cada participante. Através da discussão de processos, os participantes são convidados a desenvolver projetos que se enquadrem nas estruturas e comunidades locais e também projetos artísticos pessoais.

 

Jorge Queijo, natural de Trás-os-Montes, é músico multi-instrumentista, compositor, artista sonoro, produtor e formador/educador. Licenciado em Jazz pela Escola de Música e Artes do Espectáculo do Porto e mestre em Music Leadership pela Guildhall School of Music & Drama de Londres, é coordenador do Programa Educativo da Orquestra Jazz de Matosinhos e, desde 2023, representa a Casa da Música do Porto no Tokyo Bunka Kaikan, para além de fazer parte da equipa de formadores do curso de Animadores da Casa da Música do Porto. É da sua criação a instalação Blind Box sobre a importância do som em percursos efetuados por cegos para a Casa da Música do Porto e o espectáculo 1.12 mm in the brain. Em 2012, desenvolveu o projeto Ópera de Todos, com 140 elementos da Cercigui, no contexto de Guimarães Capital da Cultura e foi co-diretor do Ensemble de Gamelão da Casa da Música entre 2014-2019, tendo estudado Gamelão na Universidade de Artes ISI de Yogyakarta.

 

Para esta formação, os objetivos delineados por Jorge Queijo têm em vista desenvolver processos criativos generalizados, explorar e desenvolver a criatividade individual, desenvolver ferramentas para a criação de projetos a nível local, potencializar as qualidades artísticas do indivíduo em prol do todo e a criação de grupos de trabalho que possam a vir desenvolver trabalhos futuros nas comunidades a que pertencem e despertar ideias novas para o território.

 

Serão disponibilizadas 20 vagas e cada inscrição terá o custo de 20€. A compra pode ser feita através do endereço bol.pt.

 

A formação terá um formato híbrido, com sessões online e presenciais, a decorrer no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na cidade da Ribeira Grande, em São Miguel.

 

CICLO – ESPAÇOS DE FORMAÇÃO DIRECIONADA 2023

Calendário

14 de novembro

Sessão de esclarecimento com organização do Ciclo

Sessão aberta a participação pública

Online | 18h30 às 19h30

24 de novembro

Início da formação

Online | 18h30 às 20h30

12 de janeiro

Sessão de formação

Presencial: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas | 18h30 às 21h30

13 de janeiro

Sessão de formação

Presencial: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas | 10h00 às 13h00 e 14h30 às 18h30

25 de janeiro

Sessão de formação

Online | 18h30 às 21h30

8 de fevereiro

Sessão de formação

Online | 18h30 às 21h30

8 de março

Sessão de formação

Presencial: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas | 18h30 às 21h30

9 de março

Sessão de formação

Presencial: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas | 10h00 às 13h00 e 14h30 às 18h30

10 de março

Sessão de formação com convidado

Presencial: Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas | 09h00 às 13h00

Voltar à Programação