Atravessar Disciplinas
Conversa

Programa paralelo da exposição No futuro também se usavam pincéis

21 jan. 2023
Conversa | Atravessar Disciplinas
[Programa paralelo da exposição No futuro também se usavam pincéis, de Margarida Andrade]
21 jan. 2023
17h
Entrada livre
No contexto da exposição No futuro também se usavam pincéis, de Margarida Andrade, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove uma conversa entre a artista açoriana e Bruno Márquez (arquiteto e naturalista), moderada por Rita Serra e Silva (arquiteta e programadora cultural).
Pensando que a nossa pegada vai muito além da terra que se pisa, este encontro propõe refletir sobre o trabalho transdisciplinar como via para a redenção ecológica.
Rita Serra e Silva é Coordenadora do (des)Envolvimento de Públicos e Participação de Ponta Delgada—Azores 2027. Estudou Arquitetura (Universidade de Coimbra), disciplina que cruza com a de Educação no doutoramento (Universidade do Minho) que está a desenvolver sobre “Literacia do Território na Infância”. Viu nesta investigação a oportunidade certa para se mudar para São Miguel onde, desde 2019, colabora com o festival de artes Walk&Talk na programação de excursões pela ilha. Também sobre viagens culturais, tem sido consultora do Portugal Art Encounters. Enquanto cofundadora da plataforma Architects Declare Portugal (2020) promove boas práticas em arquitetura para mitigar os impactos negativos do setor da construção no ambiente natural. Desde 2017 que a sua atividade se tem focado em serviços de mediação e programação cultural, colaborando com Comunidades Intermunicipais, 23 Milhas – Ílhavo, a empresa Talkie-Walkie, a Ordem dos Arquitetos, entre outros.

Bruno Marquez é Arquiteto – Naturalista. Mestre em Arquitetura e Design, Cidade e Território na Pontificia Universidad Católica de Valparaíso. Encontra-se a escrever a sua tese de Doutoramento na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, propondo uma metodologia de intervenção arquitetónica em contextos naturais. Tem desenvolvido o seu trabalho através do diálogo transdisciplinar com o objetivo de melhorar a relação da arquitetura com o meio ambiente. Assim, estuda as diferentes formas e hábitos das entidades naturais para resinificar a relação espacial com a natureza para construir territórios mais sustentáveis e em diálogo com a conservação da biodiversidade. Cofundador do atelier de arquitetura Rizoma.

Fotografia ©Diogo Sousa

Voltar à Programação