“Banho de som”
Anders Rhedin +
Concerto: Rapeciâz

Ciclo Performativo Geometria Sónica

6 abr
14h30 | Banho de som - Dinner
15h30 | Rapeciâz

CICLO PERFORMATIVO GEOMETRIA SÓNICA

Curadoria TREMOR

6 abr 2019

Dinner
Anders Rhedin
Banho de Som / Sound Bath
14h30

Rapeciâz
15h30

Blackbox

.

INFORMAÇÃO DE BILHETEIRA

Ingresso: 5 € | Lotação limitada

Os bilhetes podem ser adquiridos de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, na receção do ARQUIPÉLAGO. No dia do evento, a bilheteira reabre na Blackbox, a partir das 14h00. Reservas através do 296 470 130 ou [email protected].

.

RECOMENDAÇÕES

Para o “Banho de Som”, recomenda-se que os participantes tragam tapete de ioga, toalha ou manta, para se poderem deitar confortavelmente.

/

Banho de som / Sound Bath

O que é um banho de som?
Um banho de som é uma forma única de concerto que elimina instantaneamente o stress. É parte guiada por relaxamento e parte concerto. Os participantes deitam-se de olhos fechados durante uma experiência de escuta de uma hora.

Por que fazer um banho de som?
Um banho de som pode ser descrito tanto como um “hack mindfulness” ou uma “massagem sonora”.
É uma maneira de colher os benefícios da meditação – reduzir o stress, estimular a criatividade, um sentimento geral de felicidade – sem realmente meditar. Não é necessária nenhuma experiência anterior com ioga ou meditação para realizar o banho de som.

O que acontece durante um banho de som?
Os banhos de som de Anders começam com um relaxamento guiado. À medida que os sons ambiente se espalham suavemente pelo ouvinte, Anders fornece instruções sobre como relaxar cada partícula do corpo e, ao mesmo tempo, tornar-se cada vez mais consciente da música a um nível fenomenológico. Após cerca de vinte minutos, o volume é aumentado e sons suaves e pulsantes mergulham o público num cenário acústico de padrões que se desdobram lentamente. No final da jornada sónica, Anders ensina a audiência a sair do relaxamento profundo e lentamente voltar à consciência quotidiana.

.

Anders Rhedin

Anders é um produtor de música dinamarquesa, compositor e instrutor de meditação baseado em Los Angeles.
Anders tem um mestrado em Cultura Moderna da Universidade de Copenhaga. A sua tese de mestrado foi sobre meditação e música, os dois principais elementos da sua vida.
Como músico, Anders já percorreu o mundo em diversas ocasiões e atuou em diversos locais como o Carnegie Museum of Art, a galeria nacional da Estónia (KUMU), o Roundhouse em Londres, o Coburg Velodrome em Melbourne, bem como em centenas de clubes na Europa, EUA e Austrália.
As composições de Anders foram apresentadas no filme “Submarino”, de Thomas Vinterberg, director nomeado para Óscar e para o Palme d’Or, foram a música-tema do aclamado programa de TV pan-europeu “The Bridge”, em programas de TV norte-americanos como “Melrose Place” e documentários noturnos na TV Nacional da Dinamarca e da Suécia.
A música de Anders chegou a 700.000 álbuns vendidos, incluindo Man on the Moon II, de Kid Cudi, e All That Echoes, de Josh Groban, que alcançaram, respetivamente, o 2º e o 1º lugar no Billboard Album Chart.
Como produtor e compositor, os clientes de Anders incluem a Nordstrom, Kinder e Madison Square Garden.
Sob o seu apelido, Dinner, Anders lançou três álbuns no Captured Tracks. Começando em 2019, Anders lançará uma série de dez álbuns em Captured Tracks com música de meditação, música do sono e ambiente.

Anders lançou duas cassetes de auto-hipnose e liderou meditações guiadas em Los Angeles, Malibu, Austrália e Europa. Ele também fez um esforço para meditar com Mac Demarco e escreveu um artigo para a Talkhouse sobre concertos ao vivo como um espaço meditativo, e colocou o jornal alemão Die Welt em estado de profundo relaxamento.

/

“Tra il cristallo e il fumo”

Rapeciâz – formação de jovens veteranos, apresenta-se neste concerto – “Tra il cristallo e il fumo” – para uma revisitação coletiva das suas referências, numa homenagem a quem abriu novos caminhos para a improvisação, numa deriva europeia que surge do cruzamento da música erudita contemporânea com o que sobrou da liberdade do jazz. Pretende-se assim a construção de uma linguagem coletiva aberta ao diálogo e ao erro, à escuta profunda e, importante, a um exercício de composição instantânea.

.

O nome – Rapeciâz – tem origem num dialeto do norte de Itália, significando “juntar pedaços”. O número de músicos presentes em cada atuação deste projeto varia, devido à procura constante de diferentes sonoridades. Neste concerto apresenta-se em quarteto com Biagio Volandri, Gianna De Toni, Luís Couto e Luís Senra. Tem atuado na ilha de São Miguel em locais como a Galeria Arco 8, Expolab, Tascá, Gruta do Carvão ou La Bamba Store, tendo também participado na edição de 2016 do festival Tremor. Atuou também fora de portas em festivais como "Serralves em Festa", "Creative Sources Festival" (no Culto d’Ajuda) e Small Format Materials (na Galeria Monumental em Lisboa). Os músicos reúnem de forma consistente conhecimentos musicais que se estendem e se fundem em vários estilos. Abordagens psicadélicas, de música concreta, de “noise” e “near silence”, evoluindo para a música contemporânea, criam, através da improvisação, uma linguagem original. A utilização da extensão da técnica, de objetos, de ruídos, de elementos evocativos da natureza e a criação de instrumentos alternativos, tecem a base para uma abordagem musical que permite uma viagem sonora única.

Voltar à Programação