Exposição – ÍNDICE

Geometria Sónica

12 mai a 5 ago

Download – Dossier Imprensa Exposição Índice

Projeto Geometria Sónica

EXPOSIÇÃO – ÍNDICE

12 maio a 5 agosto 2018

ARTISTAS: FRANCISCO JANES, FRANCISCO QUEIMADELA AND MARIANA CALÓ, JONATHAN ULIEL SALDANHA, LAETITIA MORAIS, MANON HARROIS, MIGUEL LEAL, MIKE COOTER, PEDRO TROPA, PEDRO TUDELA, RICARDO JACINTO, SARA BICHÃO, TOMÁS CUNHA FERREIRA

/

Exposição – Índice, com curadoria de Nuno Faria e Nicolau Tudela, marcou o arranque de Geometria Sónica, projeto em parceria com a RTP que terá, ainda, mais três ciclos expositivos, resultantes das Residências Artísticas que decorrerão ao longo do ano.

/

energia — frequência — forma

Exposição-Índice apresenta o elenco de artistas que, no âmbito do projecto Geometria Sónica, trabalharão a partir do contexto institucional do ARQUIPÉLAGO — Centro de Artes Contemporâneas em diferentes plataformas físicas e conceptuais. Ao longo de cerca de um ano, estes treze artistas estarão envolvidos com o centro de artes, a Ribeira Grande e a Ilha de São Miguel, num projecto amplo e complexo que articula três entidades distintas — território, arquivo, espaço expositivo — e que se declina em várias dimensões do processo criativo, tais como, residência, investigação, produção, exposição, performance.

Os artistas portugueses e estrangeiros representados fundam o seu trabalho numa sólida base de pesquisa e de experimentação, expresso em obras e pesquisas que incorporam o som, como material, ou como estrutura conceptual. A escolha do elenco baseou-se, em primeiro lugar, na sensibilidade colaborativa e, em segundo lugar, na relação que o trabalho de cada um estabelece com as características do arquipélago dos Açores, cuja a origem vulcânica, a ressonância cósmica, a presença intensa e diversa da natureza (enquanto imanência e enquanto sentimento) exerce um forte apelo sobre os mais diversos criadores e pensadores.

O projecto Geometria Sónica explora de forma inédita o maior arquivo audiovisual nacional, o arquivo da RTP, cujo horizonte de existência se confunde com a formação de um sentimento de pós-modernidade e de contemporaneidade em Portugal. Na Exposição-Índice, no piso inferior, apresentamos uma selecção de imagens e de sons recolhidos deste Arquivo, que aqui funcionam como uma espécie de pulsação inconsciente do projecto.

Nuno Faria e Nicolau Tudela (curadores)

(este texto respeita a grafia anterior ao acordo ortográfico)

Voltar à Programação