Florestas Queer

Programa

11 a 15 abr. 2023

FLORESTAS QUEER

11 a 15 abr. 2023

Blackbox

Entrada livre

O projeto FLORESTAS QUEER organiza no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas um ciclo de projeção de filmes portugueses e franceses, aberto à comunidade, e uma oficina gratuita de realização cinematográfica, destinada a jovens do ensino secundário, acerca das problemáticas de género e de ecologia política, através das suas inscrições específicas no território em questão.

As projeções e a oficina serão dinamizadas por Jorge Jácome, cineasta profissional que trabalha estas questões. Nathalie Mansoux e Gaëlle Boucand acompanhá-las-ão enquanto realizadoras e produtoras do projeto.

O projeto FLORESTAS QUEER, produzido pela SUMO-associação de difusão cultural e concebido por Nathalie Mansoux e Gaëlle Boucand – produtoras e programadoras de sessões de cinema e dinamizadoras de oficinas de sensibilização ao cinema, em França e Portugal – consiste na organização de dois ciclos de projeções de filmes portugueses e franceses, abertos à comunidade, e de duas oficinas gratuitas de realização de curtas-metragens, destinadas a jovens do ensino secundário, em dois territórios rurais, um francês e outro português, acerca das problemáticas de género e de ecologia política, através das suas inscrições específicas nos dois territórios em questão.

PROGRAMA

11 abr. – 19h | Antestreia nacional

Super Natural, de Jorge Jácome

(Experimental, Documentário, Ficção, 2022, Portugal, 85′)

Super Natural é um filme que fala e escuta, que interfere e procura quem está à sua frente. A sua vontade é a de sair da tela para ver e escutar quem o olha, mas também para ser cheirado e visto para lá do que se vê.

Super Natural é a saída do corpo, de todos os corpos, sobretudo do próprio. É como um super-poder e neste movimento, concentra-se na imagem, uma existência sensível com a qual se pretende falar. É por isso que este filme interpela e ambiciona ativar um efeito, um relaxamento hipotético, uma experiência sensorial para quem está fora da tela como se nela estivesse.

12 abr. – 10h

Que je tombe tout le temps?, de Eduardo Williams

FR, 2013, 15′


Fake fruit factory, de Chick Strand

EUA,1986, 22′


Flores, de Jorge Jácome

PT, 2017, 26′

 

15 abr. – 19h

Filmes realizados nas duas oficinais de realização, em França e em São Miguel

Va, Toto!, de Pierre Creton

FR, 2017, 94′

Voltar à Programação