Lugares de Fratura
Maria José Cavaco

Exposição

11 jul - 28 nov 2021

Exposição

Lugares de Fratura 

Maria José Cavaco

11 jul – 28 nov 2021

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas apresenta, a partir de 11 de julho, ‘Lugares de Fratura’, a primeira exposição antológica dedicada à obra de Maria José Cavaco. A mostra reúne uma vasta seleção dos trabalhos da artista realizados entre o ano 2000 e o presente. 

João Mourão, diretor do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e curador da exposição escreve: “A prática de Maria José Cavaco convida a uma constante relação do nosso corpo com o objeto artístico e, talvez por isso, a exposição seja apresentada também fora das salas principais do Arquipélago, dando aos visitantes a possibilidade de percorrer o edifício e descobrir, de uma forma não limitada por hierarquias ou cronologias, as obras e as possíveis relações que estas estabelecem entre si.”  

Neste percurso, o visitante poderá fazer uma leitura contínua do corpo de trabalho de Maria José Cavaco e ver peças provenientes de várias coleções públicas e privadas, que cruzam a pintura com diversos meios de expressão. A pintura sempre foi, para Cavaco, uma presença tangível e física no espaço. As suas pinturas ganham, não raras vezes, tridimensionalidade, saem da moldura e da parede. Tornam-se instalação.  

Esta exposição assinala um dos percursos artísticos mais singulares construído a partir da Região Autónoma dos Açores e fica patente no Centro de Artes Contemporâneas até 28 de novembro. 

 

Maria José Cavaco (Ponta Delgada, 1967). Vive e trabalha em ponta Delgada. Licenciada em Artes Plásticas-Pintura pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1990) e Doutorada, com tese teórico-artística, em Arquitectura pelo ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa (2017). É investigadora do DINÂMIA’CET-IUL desde 2018.

Foi bolseira do Governo Regional dos Açores, em Criação Artística no domínio das Artes Plásticas (2012). e Prémio Regional de Pintura António Dacosta (2016).

Desde 1991 realizou 19 exposições individuais, sendo as mais recentes, em 2019, no Convento de São Francisco, em Lagoa, Açores e, em 2018, na Galeria Fonseca Macedo, Ponta Delgada, Açores e na Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa. Participou em diversas exposições coletivas, sobretudo em Portugal e Espanha.

Está representada em coleções públicas e privadas, destacando-se as coleções: Figueiredo Ribeiro, Abrantes; Fundação PLMJ, Lisboa; Fundação Carmona e Costa, Lisboa; Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa; Câmara Municipal de Lisboa; Câmara Municipal de Lagoa, Açores; Presidência do Governo Regional dos Açores; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Ribeira Grande, Açores; Museu Carlos Machado, Ponta Delgada, Açores; Centro Cultural da Caloura, Açores; e Universidade dos Açores.

Integra o Conselho Regional de Cultura dos Açores desde 2018 e atualmente é consultora para as Artes Visuais do Centro Municipal de Cultura de Ponta Delgada.

Voltar à Programação