Open day com o artista António Júlio Duarte e os participantes da residência criativa

Pico de Refúgio/ Atelier de Lisboa

5 novembro 18h30

Open Day com o artista António Júlio Duarte e os participantes na Residência Criativa do Pico de Refúgio/ Atelier de Lisboa

  • No âmbito da Residência Criativa do Pico do Refúgio/ Atelier de Lisboa
  • Entrada gratuita

 + infos: https://www.facebook.com/events/1222411687831089/

SINOPSE

Durante 8 dias, de 29 de Outubro a 5 de Novembro, o Atelier de Lisboa organiza em parceria com o Pico do Refúgio uma residência artística com António Júlio Duarte em São Miguel nos Açores.

Durante esta residência os alunos serão orientados no desenvolvimento de um trabalho individual para a realização de um portfólio. A residência decorre com uma agenda de aulas e produção de trabalho intensiva. Na fase inicial do curso será definida uma metodologia de acção e estabelecido um calendário de produção, edição e conclusão de trabalhos.

 

Nota biográfica // António Júlio Duarte

António Júlio Duarte nasceu em Lisboa em 1965.

Formado em fotografia na AR.CO, em Lisboa, estudou ainda no Royal College of Arts, em Londres e na ULHT/ECATI, Lisboa.

Expõe regularmente em Portugal e no estrangeiro desde 1990.

Das suas mais recentes exposições individuais destacam-se: Suspension Of Disbelief, Centro de Artes Visuais, Coimbra, António Júlio Duarte, Galeria Pedro Alfacinha, Lisboa em 2016 e Mercúrio, Galeria Zé dos Bois, Lisboa em 2015.

Das últimas exposições coletivas em que participou destaca-se: Edita: Secuencia / Sentido, Centro Galego de Arte Contemporánea, Santiago de Compostela, Espanha, 2015.

É autor de vários livros de fotografia: East West (1995), Peepshow (1999), Lotus (2001), Agosto (2003). Em 2006 foi publicado pela ADIAC o livro António Júlio Duarte, uma recolha de trabalhos produzidos entre 1990 e 2005. Em 2011 publicou o livro White Noise (ed. Pierre Von Kleist) e o jornal The Candidate (ed. Ghost Editions). Em 2013 Deviation Of The Sun foi editado pelo Centro Cultural Vila Flor e em 2014 publicou Japan Drug (ed. Pierre Von Kleist).

O seu trabalho encontra-se em várias coleções institucionais e privadas, entre as quais:  Coleção Nacional de Fotografia / C.P.F., Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, Musée de la Photographie, Charleroi, Arquivo Fotográfico Municipal de Lisboa, Fundação Portuguesa das Comunicações, Encontros da Imagem / Museu da Imagem, Encontros de Fotografia de Coimbra / Centro de Artes Visuais, Fundação e Museu do Oriente, Fundação P.L.M.J., Fundação Carmona e Costa, Fundació Foto Colectania, Coleção Novo Banco, Coleção Módulo/Mário Teixeira da Silva, Coleção de Fotografia Américo Marques, Centro Cultural de Lagos, Amorim Turismo Tróia, Colección Madrid Foto, Coleção de Arte Fundação EDP, Coleção António Cachola, Coleção Jorge Gaspar, Coleção Figueiredo Ribeiro – Quartel da Arte Contemporânea de Abrantes e Centro Cultural Vila Flor.

É representado pela Galeria Pedro Alfacinha, Lisboa.

 

Voltar à Programação