Prolífica

1º Festival Comunidade Compositoras Açores

24 e 25 fev. 2023

Prolífica

1º Festival Comunidade Compositoras Açores

24 e 25 fev. 2023

 

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas acolhe o 1.º Festival Comunidade Compositoras Açores promovido pela recém-criada associação “Prolíficas” que tem, como principal objetivo, impulsionar a representatividade de mulheres compositoras através da realização de eventos, da edição fonográfica e de partituras, de diálogos interdisciplinares com diferentes áreas artísticas e do saber.

Este primeiro Festival pretende criar um espaço regular e de incentivo à produção artística e estabelecer relações com públicos heterogéneos, com vista a fomentar o gosto e o interesse pela criação musical e por diferentes estéticas e correntes artísticas.

 

PROGRAMA

24 fev. 2023

Programa para escolas

Oficina Bemóis e outros Bicharocos com Teresa Gentil e Helena Ferreira

– “A ilha que nunca parava de andar”, de Teresa Gentil (composição musical)  e Judite Canha Fernandes (história)

 

25 fev. 2023

15h | Vários espaços do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

Entrada gratuita

 

Ângela da Ponte

– “Ensaios Sobre Cantos IV” (adufe e eletrónica)  – Rui Silva (adufe)

 

Sara Cruz 

– “Inéditos no Arquipélago” – Sara Cruz (guitarra e voz)

 

Sara Ross

-“Submersamente” (para piano solo) – Svetlana Pascoal (piano)

-“Inscrição” (adaptação para voz e piano) – Katerina L’dokova (piano) e Helena Ferreira (soprano)

 

Ana Paula Andrade

– “Piano Solo” – Ana Paula Andrade (piano)

– “Aurora” (para violino e piano) – Carolina Constância (violino)

– “Amor vivo” (para voz e piano sobre um poema de Antero de Quental) – Helena Ferreira (soprano)

 

Katerina L’dokova 

– “Travessia” – Katerina L’dokova (piano e voz)

 

Ficha técnica

Organização | Prolíficas – Comunidade de Compositoras Açores, associação cultural

Produção| Sara Ross e Teresa Gentil

Apoios | Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Direção Regional dos Assuntos Culturais, Governo dos Açores

Agradecimentos | Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, João Mourão, Judite Canha Fernandes

 

BIOGRAFIAS

ANA PAULA ANDRADE

Natural de Ponta Delgada, iniciou a sua formação musical no Conservatório Regional, tendo concluído a formação superior em Piano e em Composição no Conservatório Nacional de Lisboa. Integra, desde 1988, o corpo docente do Conservatório de Ponta Delgada. Tem realizado concertos em diversas cidades do país e do estrangeiro, onde tem divulgado a música açoriana, bem como as suas composições originais. Gravou um CD de canções com poemas de autores açorianos e publicou dois livros de histórias musicadas para crianças: “A festa da Bicharada” (2020) e “A História de Natal da nossa avozinha” (2022).

 

ÂNGELA DA PONTE

Compositora, docente e investigadora, atualmente residente no Porto. Tem recebido inúmeras encomendas e tem sido interpretada por muitos ensembles, solistas e orquestras de prestígio, incluindo Smirnov Quartet (Basel Music Academy), Remix Ensemble Casa da Música (PT), Oregon Symphony (EUA), Vertixe Sonora (ES) e Ensemble New Babylon (DE). O reconhecimento do seu trabalho inclui a atuação e estreias em vários festivais como BEAST FEaST (UK), Kulturfabrik – 33,7 Festival (LU), Música Viva Festival 2022 (PT) e as principais distinções incluem a nomeação para Jovem Compositor em Residência 2011 na Casa da Música e a representação de Portugal na 67.ª Tribuna Internacional de Compositores (RS).

 

KATERINA L’DOKOVA

Pianista, compositora, cantautora e professora. É licenciada em piano jazz pela Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor João Paulo Esteves da Silva. Em 2016 gravou o disco “Ledok” com a música original para danças tradicionais europeias. Em 2019 editou o disco “Travessia” – trabalho de composição e arranjo de música e poesia portuguesa e, em 2021, “MOVA DREVA” – projeto que mistura canções tradicionais da Belarus com sonoridades do Jazz, da música clássica e contemporânea. Apresentou-se em salas de concerto e festivais em Portugal, Bielorrússia, Suécia, Brasil, Canadá, Espanha, França e Índia.

 

SARA CRUZ

Cantora e compositora açoriana, tem lançado trabalhos de sua autoria desde 2015. Já atuou em alguns dos mais prestigiados palcos e festivais açorianos, onde abriu para artistas como Simone de Oliveira, Pedro Abrunhosa e Xutos & Pontapés. Nos seus mais recentes trabalhos, encontramos o single “Sunday Riddles” (2021) e também “Neblina” e “Corta-Chamas” (2022) – duas colaborações lançadas no âmbito do primeiro álbum do coletivo AVALANCHE.

 

SARA ROSS

Compositora. Obras suas foram apresentadas pela Companhia Nacional de Bailado, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Sinfonietta de Ponta Delgada, entre outros. Em 2020 recebeu o Prémio Carlos Pontes de Leça com Margarida, ópera vencedora da Maratona Ópera XXI (Operafest Lisboa). Foi ‘Jovem Compositora Associada’ do Teatro Nacional São Carlos e Estúdios Victor Cordon em 2017/18 e ‘Artista Residente’ no 43º Cantiere Internazionale d’Arte de Montepulciano (Itália) em 2018. É co-fundadora do FIO-Festival Informal de Ópera, integrando a sua direcção artística.

 

TERESA GENTIL

Compositora, intérprete e investigadora. É doutoranda em etnomusicologia pela U. Nova (Lisboa), mestre na mesma disciplina, licenciada em composição pela ESMAE (Porto) e pós-graduada em Educação pela U. Açores. Compõe para orquestra, teatro, teatro musical, cinema e dança. Obras da sua autoria foram apresentadas nos palcos da Gulbenkian, Culturgest, Teatro D. Maria II, Teatro São Luiz (Lisboa), Casa da Música (Porto), Théâtre de la Ville (Paris), Festival d’ Avignon, entre outros. Editou cinco álbuns de música original. Foi distinguida com os prémios Labjovem/Teatro e Labjovem/Música atribuídos pelo Governo dos Açores e com o prémio Zeca Afonso, pelo Município de Almada.

Voltar à Programação