Residência Artística
ARTE PARA TODOS

1 mar a 18 mai

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA “ARTE PARA TODOS”

Catarina Medeiros e Tiago Correia

Com Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande

março a maio 2018

Catarina Medeiros e Tiago Correia, artistas açorianos, estão na Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande a trabalhar com a comunidade no Centro de Atividades Ocupacionais, numa residência que consiste em introduzir a dança e o movimento a pessoas com deficiência intelectual.

Esta residência artística culmina, a 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, com a apresentação de um espetáculo: “Um ensaio sobre corpos”, às 21h00, na Blackbox.

/

NOTAS BIOGRÁFICAS

Catarina Medeiros

Catarina Medeiros terminou, em 2014, a licenciatura em dança pela Escola Superior de Dança de Lisboa.  Em 2011, funda o 37.25-núcleo de artes performativas junto com outros 8 bailarinos açorianos tendo criado inúmeros espetáculos, performances, vídeos e o um festival de dança. Dançou com coreógrafos como Victor Hugo Pontes, Marco Ferreira, Filipa Francisco, Bianca Oichea, Luís Guerra, Daniel Cardoso, e João dos Santos Martins. É membro do projeto teatral musical infantil – DU-DÉ-DU pela associação Musikim. Como formadora dá aulas de dança criativa, dança contemporânea e Ballet em várias instituições. Desde 2015 tem vindo a trabalhar na área da dança inclusiva e social através da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, criando alguns espetáculos com espaço extremo, atls, cdij e C.A.O. Em 2017 tornou-se professora certificada do método do DanceAbility por Alito Aleso. De momento encontra-se a trabalhar como professora de várias áreas e de dança inclusiva na seara de trigo e no C.A.O. da Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande e a terminar o mestrado – Arts in Special and Inclusive Education pela London Roehampton University.

Tiago Correia

Nasceu a 23 de Maio 1987, em Ponta Delgada, São Miguel – Açores, inicia os estudos em Dança, em 2008 na Escola de Dança Paz, em Ponta Delgada. Entre 2008 e 2011 participa nos espetáculos da Companhia Ballet Teatro Paz. Setembro 2011 inicia os estudos de Licenciatura em Dança na Escola Superior de Dança. Juntamente com oito bailarinos cria o 37.25 – Núcleo de Artes Performativas e projeto coreográfico “Resvés” de 37.25 NAP no Teatro Micaelense. Outubro de 2012 integrou no evento pelo coletivo KARNAT, espetáculo-manifesto, C.A.M. Interprete, “Eternuridade” de Amélia Bentes na BoxNova  CCB em Outubro de 2013, em 2014, Teatro Académico Gil Vicente, Teatro Municipal de Almada, Teatro de Vila Real e Teatro Municipal da Guarda. Abril 2014 representa a ESD na 1ª mostra de dança do ballet crioulo de Cabo Verde, na Assembleia Nacional de Cabo verde, cidade de Praia. Maio, Teatro Meridional Compota “Verdade”. Convidado pela ESD enquanto formando e intérprete participou no Workshop de criação Multimédia “Metamorfose II”, Culturgest. Festival de Arte Publica Walk&Talk 2014, com coletivo 37.25 NAP apresenta “Cardume”, de Filipa Francisco. Como bailarino convidado, participa na peça coreográfica “As Árvores Morrem de pé” de Milagres Paz, no Teatro Micaelense. Dezembro Teatro Maria Matos projeto coreográfico “Cúmplice Medo do Encontro” de cocriação com a Plural (Grupo de Dança inclusiva da Fundação Liga), parceria com a ESD e a Câmara Municipal de Lisboa. Intérprete do projeto coreográfico de Clara Marchana “Narrativa Interior” Dezembro de 2014 Quinta da Regaleira, até Junho de 2015. De Outubro 2015 a Fevereiro de 2016 faz parte da exposição “Um Horizonte de proximidades” de André Guedes, uma topologia a partir da colecção António Cachola, no Arquipélago Centro de Artes Contemporâneas. 2016 – Janeiro “Verum” de Catarina Medeiros projeto coreográfico, cocriação, dança inclusiva, Santa Casa da Misericórdia, Ribeira Grande. Inicia o programa de “Estagiar L” na Escola de dança Paz exercendo ensino, produção, interpretação e assistente de criação. “Lago dos Cisnes” coreografia de Daniel Cardoso Quórum Ballet + 37.25 NAP em Abril no Teatro Micaelense. “E caíram nas mãos gotas daquela Alma” de 37.25 NAP criação Tiago Correia, no Teatro Faialense, Centro Cultural da ilha da Graciosa e Teatro Ribeiragrandense. “Açores uma jornada de sonho” de Milagres Paz como interprete e assistente de coreografia. 2017 – PARALELO FESTIVAL DE DANÇA, produção 37.25 NAP.

Voltar à Programação