Sessão aberta – Marta Mestre

Isto não é um cubo

22 mar. 2025
10h30-12h30

Isto não é um Cubo

Sessão aberta – Marta Mestre

22 mar. 2025

10h30-12h30

Entrada livre

O projeto “Isto não é um cubo” integra sessões mensais, abertas ao público, com especialistas da área das artes visuais, curadoria e programação. Estas sessões propõem ampliar a reflexão sobre estes tópicos e potenciar a discussão e pensamento crítico sobre outros modos e formatos para a apresentação de obras de arte em espaços culturais.

NOTA BIOGRÁFICA

Marta Mestre é curadora e pesquisadora em arte contemporânea, com trabalho desenvolvido em instituições culturais, maioritariamente em Portugal e no Brasil. É formada em História da Arte e em Cultura e Comunicação, pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal e pela Université d´Avignon, França. Actualmente é curadora do MAC/ CCB, Lisboa. Foi diretora artística do Centro Internacional das Artes José de Guimarães/CIAJG, em Guimarães (2020-24), curadora do Instituto Inhotim (2016-17), curadora-assistente no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2010-16) e curadora-convidada na Escola de Arte Parque Lage (2015), no Rio de Janeiro, Brasil. Foi co-curadora, com Ángel C. Ulloa, de “O Fantasma da Liberdade”/ Anozero Bienal de Coimbra 2024. Escreve regularmente sobre o trabalho de artistas, para instituições e publicações especializadas. É membro do CIMAM/ Comité Internacional de Museus e Colecções de Arte Moderna. Foi membro externo do Conselho Geral da Universidade do Minho (2021-22). Como docente convidada, colabora com várias universidades, e é regularmente convidada para integrar comissões de júris de programas de Artes Visuais e Coleções nacionais e internacionais.

 

Isto não é um cubo é um projeto desenvolvido em coprogramação pela Pó de Vir a Ser (Évora), pela Culturgest (Lisboa) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel) . As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Voltar à Programação