EXPOSIÇÃO FOTOGRAFIA
“Talibes Modern Day Slaves” de Mário Cruz

Integrado no Programa de Comemorações
do 10º aniversário da AFAA

24 de fevereiro a 21 de março 15h30

Talibes Modern Day Slaves

Mário Cruz

Exposição – Piso 1 Loja Arquipélago | 24 de fevereiro a 21 de março

“Talibes Modern Day Slaves” venceu o Prémio World Press Photo 2016 – Assuntos Contemporâneos, Picture Of The Year International 2016 – Assuntos Contemporâneos, Estação Imagem 2016 e Magnum Photography Awards 2016.

Talibe é um termo árabe para discípulo. O que deveria ser uma escola, é muitas vezes um local de tortura. O que deveria ser um sistema de educação é, frequentemente, um sistema de exploração.

No Senegal, existem centenas de escolas corânicas (daaras) onde se encontram aprisionados rapazes, dos 5 aos 15 anos, que são obrigados a mendigar nas ruas oito horas por dia para manter o seu marabout (professor).

Estas falsas daaras estão constantemente superlotadas. Malária, doenças da pele, problemas pulmonares e parasitas estomacais são comuns. Milhares de talibes sobrevivem durante anos nestas condições, enquanto outros fogem para as ruas, onde ficam vulneráveis a novos abusos.

O número de talibes está a aumentar e, de acordo com a Human Rights Watch, mais de 50 mil rapazes estão sujeitos à mendicidade forçada, registando 30 mil talibes só na região de Dacar.

O tráfico de crianças desempenha um papel crucial nos números de hoje. A maioria dos talibes são senegaleses mas o número de crianças traficadas de países vizinhos, como é o caso da Guiné-Bissau, aumentou.

Os abusos físicos são conhecidos pela sociedade, mas não são vistos porque permanecem no interior das daaras, escondidas em locais proibidos. Os guardiões estão conscientes dos crimes que cometem e continuam este sistema de exploração na escuridão, sem medo de que a lei seja aplicada contra eles.

MÁRIO CRUZ

1987, Lisboa, Portugal.
Mário Cruz estudou fotojornalismo no Cenjor – CENJOR – Centro Protocolar de Formação Profissional para jornalistas.
Em 2006 começou , fotografar na LUSA – Agência de Notícias de Portugal, que coopera com a EPA – European Pressphoto Agency.
Desde 2012 que o seu foco tem sido nos seus projetos pessoais:
– “Recent Blindness” – Vencedor do Prémio Estação Imagem, 2014
– “Roof” – Vencedor do Prémio Magnum 30 Under 30 2015
– “Talibes Modern Day Slaves” – Vencedor do World Press Photo 2016 – 1ºPrémio Assuntos Contemporâneos; Vencedor do POYi 2016 – Picture of the Year Internacional – Issue Reporting Picture Story; Vencedor do Prémio Estação Imagem 2016.
O seu trabalho tem sido publicado no Newsweek, LENS – New York Times Blog, International, New York Times, CNN, Washington Post, El Pais, CTXT.es e Neue Zürcher Zeitung.
www.mario-cruz.com

CONFERÊNCIA  E INAUGURAÇÃO COM MÁRIO CRUZ A 24 FEVEREIRO | 15H30

Conferência – Blackbox | 15h30

Inauguração – Piso 1 da Loja

Voltar à Programação