Tempo Líquido
Play dead, Real time (other way), 2003

O trabalho de Douglas Gordon (Glasgow, 1966) gira em torno da imagem e da sua profunda capacidade de sedução e engano. As suas videoinstalações são muitas vezes baseadas em imagens cinematográficas, investigando a construção de sentido e a noção do sublime.

La obra de Douglas Gordon (Glasgow, 1966) gira en torno a la imagen y su profunda capacidad de seducción y engaño. Sus instalaciones de vídeo a menudo están basadas en imágenes cinematográficas, que investigan la construcción del significado y la noción de lo sublime.

The work of Douglas Gordon (Glasgow, 1966) revolves around image and its profound capacity for seduction and deception. His video installations are often based on cinematic images, which he uses to investigate the notion of sublime and how meaning is constructed.

 

 Play Dead, Real Time (other way), 2003

Vídeo, DVD, cor, sem som, 21’55’’

Vídeo DVD, color, sin sonido, 21’55”

DVD video, color, silent, 21’55”

 

Na instalação monumental Play dead, Real time (other way) [Faz-te de morto, em tempo real] um elefante de circo é filmado na galeria comercial do artista em Nova Iorque, obedecendo às ordens do seu domador, deitando-se e levantando-se novamente. O animal transmite uma sensação de fragilidade através dos seus movimentos, como se fosse uma representação do artista, da civilização, da memória, e talvez da beleza daquele momento.

En la monumental instalación Play Dead, Real Time (other way) [Hazte el muerto, tiempo real] un elefante circense es filmado en la galería comercial del artista en Nueva York, obedeciendo las órdenes de su domador para echarse y volverse a levantar. El animal transmite sensación de fragilidad en sus movimientos, como una representación del artista, de la civilización, de la memoria, y tal vez de la belleza de ese momento.

In the monumental installation Play dead, Real time (other way), a circus elephant is filmed in the artist’s commercial gallery in New York, obeying the orders of his tamer, lying down and raising up again. Through its movements, the animal conveys a sense of fragility, as if it were a representation of the artist, of civilization, of memory, or perhaps of the beauty of that moment.

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