Whether There Be Shine or Gloom

Susana Aleixo Lopes

12 fev. - 30 abr. 2023

Whether There Be Shine or Gloom

Susana Aleixo Lopes

12 fev. – 30 abr. 2023

 

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas tem patente, até 30 de abril, a exposição individual de Susana Aleixo Lopes.

Whether There Be Shine or Gloom, título inspirado num poema de Jonh Keats, reflete sobre a possibilidade de uma analogia entre o estado de tempo e o estado emocional e mental, sendo que estes culminam para dias e realidades que se agitam.

Susana Aleixo Lopes escreve: “Estamos então a cair no epicentro da tempestade, onde habita uma pressão intensa, a precipitação que não se deixa reprimir, uma imprevisível falta de controlo e fôlego. O horizonte perde-se de vista, isolamo-nos ainda mais a convite dessa condição. É aqui que a incerteza, a ânsia e a melancolia absorvem-nos e só persiste a bruma. Encontramo-nos, de repente, num profundo desamparo e tornamo-nos os passageiros que almejam dias melhores, presos na pressa de chegar à bonança. Contudo, abraçar a tormenta é entender que afinal a natureza mostra a sua força também para nos ensinar a tê-la, sob a sua influência, em sincronismo com ela, ou não.
A escuridão tem de estar clara. Devemos estar sempre alerta da sua durabilidade e intensidade, para que possamos perceber que há amparo e existe forma de nos erguermos quando se ama a beleza do abismo.
Resta-nos ser os meteorólogos do nosso estado de tempo, dele ter perceção, quer haja brilho ou escuridão.”

 

Nota Biográfica
Susana Aleixo Lopes nasceu a 1987 em Ponta Delgada, na ilha de São Miguel, Açores, onde atualmente vive e trabalha. Em 2007 frequentou o curso de Artes Plásticas na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e licenciou-se em Escultura, terminando o curso durante Erasmus na Academia de Belas Artes de Gdansk, na Polónia, em 2012.
Desenvolve e centra o seu trabalho na área da escultura e instalação. Abrange uma linguagem poética onde aprofunda o que a sociedade atual nos incentiva a camuflar. Desenvolve a técnica de queimar madeira para enaltecer o negro e a profundidade das texturas. Com a madeira e outros elementos, cria vínculos entre o interior e o exterior, o orgânico e o artificial, o natural e o industrial.
Tem participado em exposições coletivas desde 2010, a nível regional, nacional e internacional; festivais de artes; bienais; concursos de arte e residências artísticas. Em 2022 obteve a Bolsa de criação artística do Governo dos Açores.
As suas exposições individuais incluem: Beautiful (w)Inner Battle, BrumAteliê, São Miguel, 2021; Nos Queda El Horizonte, Centro de Arte La Regenta, Las Palmas, 2020; No One Can Tell, Galeria Arco 8, São Miguel, 2018; O Vazio Preenche-se, Sala de exposições da FCT Nova, Almada, 2017 – 2018; Por um Fio, Galeria Pinho Dinis, Casa Municipal da Cultura de Coimbra, 2015; A Mais, Galeria Geraldes da Silva, Porto, 2012; Intimate Caos, Espaço privado, Porto, 2011.
Susana Aleixo Lopes, tem obras representadas na coleção da empresa EDA renováveis (São Miguel); projetos site-specifc (São Miguel; Lisboa; Porto), entre outras obras em coleções privadas (São Miguel; Lisboa; Porto; Coimbra; Los Angeles, Bilbao, Londres, Argentina, França, Alemanha).

Voltar à Programação