Debate da Acesso Cultura “O que significa programar?”

21. jun 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Debate da Acesso Cultura

“O que significa programar?”

21 jun. 2022

18h30

Lotação limitada

O debate “O que significa programar?” é promovido pela Acesso Cultura com o apoio do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, e irá decorrer em simultâneo em várias cidades do país.

Oradores: Alexandre Pascoal (gestor cultural); Jesse James (Curador e programador cultural); Rachel Korman (FUSO e FUSO INSULAR)
Moderadora: Sofia Carolina Botelho (programadora e mediadora cultural)

Parece que o debate à volta do que significa programar e do perfil e preparação técnica de quem faz programação anda em círculos. Há quem considere esta função essencial, a quem reclama em relação a programações por gosto, programações duplicadas e o controlo reunido numa pessoa.

Qual o papel de uma organização cultural na sua localidade? O que significa “programar” uma instituição cultural? Quais as qualificações necessárias para o fazer? Que tipo de condições devem existir?

Nenhuma destas questões é nova. A Acesso Cultura abordou este tema na conferência anual de 2020 (as gravações podem ser consultadas aqui). Outras entidades e associações do sector produziram documentos com recomendações. Mesmo assim, continuamos à volta do mesmo.

De que forma podemos construir sobre o que já foi discutido e refletido e dar o passo seguinte?

Back to Calendar of events