inpossível – com n… entrar na possibilidade

Mostra Internacional de Trabalhos Académicos

11 agosto a 16 abril 18h30

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Arquipélago – Centro de Artes de Artes Contemporâneas lança o incognitum -laboratório atlântico multimédia para as artes, ciência e sociedade* através de uma Mostra Internacional de Trabalhos Académicos, inpossível – com n… entrar na possibilidade, no próximo dia 11 de agosto de 2016. Patente até dezembro. De terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

18h30 – visita aos trabalhos expostos das várias Instituições de Ensino Superior

Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) | Instituto Universitário da Maia | Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura – Escola Internacional de Arte (Cabo Verde) | Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Escola Superior de Design | Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/ Escola Superior de Media Arte e Design | Universidade Católica do Porto – Escola das Artes | Universidade da Madeira – Faculdade de Artes e Humanidades | Universidade de Aveiro – DeCA – Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas Artes | Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes/ Faculdade de Engenharia | University of South Wales

21h00 – Live Set de Tiago Ângelo, Skålen – música eletrónica

 

*incognitum lab

 

A Programação Cultural e Artística do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas para o ano de 2016 foi pensada como um ponto de viragem estratégico concetual e formal ao nível programático, no sentido da criação de projetos de continuidade assentes em pilares pioneiros, inovadores e internacionais diretamente ligados com a arte, cultura, ciência e sociedade. Deste modo, nasce o Incognitum – laboratório atlântico para as artes, ciência e sociedade.

O incognitum – laboratório atlântico para as artes, ciência e sociedade pretende envolver – criadores/artistas multimédia, cientistas, instituições de ensino superior, instituições artísticas e instituições científicas – na senda da criação artística e da difusão do conhecimento atlântico. Este laboratório explora as conexões entre o território/lugar e o criador e/ou cientista contemporâneos através de uma transversalidade ao nível das linguagens.

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas desafia com este laboratório criadores/artistas, cientistas e outros a olharem para o território; para o mar; para a essência atlântica; para o universo peculiar das ilhas; para a geomorfologia do(s) lugar(es); para a identidade e para o(s) outro(s) através de uma reflexão conceptual e formal que os leve a operar diretamente no Arquipélago dos Açores.

A sociedade do século XXI caracteriza-se por uma constante mutação, sendo que a inovação tecnológica é uma das grandes responsáveis desta permanente mudança.

Neste laboratório acrescem questões como: a sustentabilidade, a inclusão social, o ser humano, e as diferentes espécies que habitam o planeta, todas cruciais, não só para a criação artística, como também para o desenvolvimento e conhecimento da sociedade contemporânea.

O incognitum lab é precedido por uma Mostra Internacional de Trabalhos Académicos designada por inpossível (com n… isto é, entrar na possibilidade). Esta Mostra abarca as seguintes áreas: animação; vídeo mapeado; instalações interativas; performances multimédia; realidade virtual ou mesmo jogos. O laboratório multimédia com esta Mostra pretende, por um lado iniciar estudantes finalistas dos cursos de arte multimédia; estudantes de mestrado e doutorandos no meio artístico através da divulgação dos seus projetos num centro de artes. Por outro, o Arquipélago, através desta Mostra, onde estão representadas uma séria de instituições académicas, consegue dar uma visão alargada à sociedade do que se desenvolve nacional e internacionalmente no presente ao nível da arte multimédia.

Deste modo, esta Mostra transparece as diversas possibilidades que emergem de escolas de artes através do ensino superior artístico e tecnológico caracterizado por linguagens transversais e multidisciplinares.

Palavras-chave: mar; ilha; lugar; essência; condição; identidade; humanismo; tecnologia; ação; sustentabilidade; arte; ciência; e sociedade.

 

 

Back to Calendar of events