inpossível – com n… entrar na possibilidade

Mostra Internacional de Trabalhos Académicos

mostra patente 18h30

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

O Arquipélago – Centro de Artes de Artes Contemporâneas lança o incognitum -laboratório atlântico multimédia para as artes, ciência e sociedade* através de uma Mostra Internacional de Trabalhos Académicos, inpossível – com n… entrar na possibilidade, no próximo dia 11 de agosto de 2016. Patente até dezembro. De terça-feira a domingo das 10h00 às 18h00.

18h30 – visita aos trabalhos expostos das várias Instituições de Ensino Superior

Escola Superior de Artes e Design (Matosinhos) | Instituto Universitário da Maia | Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura – Escola Internacional de Arte (Cabo Verde) | Instituto Politécnico do Cávado e Ave – Escola Superior de Design | Instituto Politécnico do Porto – Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo/ Escola Superior de Media Arte e Design | Universidade Católica do Porto – Escola das Artes | Universidade da Madeira – Faculdade de Artes e Humanidades | Universidade de Aveiro – DeCA – Departamento de Comunicação e Arte | Universidade de Lisboa – Faculdade de Belas Artes | Universidade do Porto – Faculdade de Belas Artes/ Faculdade de Engenharia | University of South Wales

21h00 – Live Set de Tiago Ângelo, Skålen – música eletrónica

 

*incognitum lab

 

A Programação Cultural e Artística do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas para o ano de 2016 foi pensada como um ponto de viragem estratégico concetual e formal ao nível programático, no sentido da criação de projetos de continuidade assentes em pilares pioneiros, inovadores e internacionais diretamente ligados com a arte, cultura, ciência e sociedade. Deste modo, nasce o Incognitum – laboratório atlântico para as artes, ciência e sociedade.

O incognitum – laboratório atlântico para as artes, ciência e sociedade pretende envolver – criadores/artistas multimédia, cientistas, instituições de ensino superior, instituições artísticas e instituições científicas – na senda da criação artística e da difusão do conhecimento atlântico. Este laboratório explora as conexões entre o território/lugar e o criador e/ou cientista contemporâneos através de uma transversalidade ao nível das linguagens.

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas desafia com este laboratório criadores/artistas, cientistas e outros a olharem para o território; para o mar; para a essência atlântica; para o universo peculiar das ilhas; para a geomorfologia do(s) lugar(es); para a identidade e para o(s) outro(s) através de uma reflexão conceptual e formal que os leve a operar diretamente no Arquipélago dos Açores.

A sociedade do século XXI caracteriza-se por uma constante mutação, sendo que a inovação tecnológica é uma das grandes responsáveis desta permanente mudança.

Neste laboratório acrescem questões como: a sustentabilidade, a inclusão social, o ser humano, e as diferentes espécies que habitam o planeta, todas cruciais, não só para a criação artística, como também para o desenvolvimento e conhecimento da sociedade contemporânea.

O incognitum lab é precedido por uma Mostra Internacional de Trabalhos Académicos designada por inpossível (com n… isto é, entrar na possibilidade). Esta Mostra abarca as seguintes áreas: animação; vídeo mapeado; instalações interativas; performances multimédia; realidade virtual ou mesmo jogos. O laboratório multimédia com esta Mostra pretende, por um lado iniciar estudantes finalistas dos cursos de arte multimédia; estudantes de mestrado e doutorandos no meio artístico através da divulgação dos seus projetos num centro de artes. Por outro, o Arquipélago, através desta Mostra, onde estão representadas uma séria de instituições académicas, consegue dar uma visão alargada à sociedade do que se desenvolve nacional e internacionalmente no presente ao nível da arte multimédia.

Deste modo, esta Mostra transparece as diversas possibilidades que emergem de escolas de artes através do ensino superior artístico e tecnológico caracterizado por linguagens transversais e multidisciplinares.

Palavras-chave: mar; ilha; lugar; essência; condição; identidade; humanismo; tecnologia; ação; sustentabilidade; arte; ciência; e sociedade.

 

 

Back to Calendar of events