Oficina de
movimento
NA AUSÊNCIA DO
MEU CORPO –
PARTILHA DE UM
PROCESSO

13 jun | 19h00 às 20h30

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

OFICINA DE MOVIMENTO

NA AUSÊNCIA DO MEU CORPO – PARTILHA DE UM PROCESSO

13 jun 2018

19h00 às 20h30

 

Público-alvo | maiores de 14 anos

Ingresso | 3 euros

Inscrições | acacinfo@azores.gov.pt ou 296 470 13

*Mínimo de 6 inscritos

/

SINOPSE

A oficina Na Ausência do Meu Corpo – Partilha de um Processo tem como ponto de partida o espetáculo homónimo da coreógrafa e bailarina Marina Nabais.

Esta oficina pretende fazer uma reflexão em movimento sobre o conceito de “retorno a casa”. A casa aqui é o corpo, em permanente transformação.

A oficina tem como objetivos despertar o interesse dos participantes pela Dança Contemporânea, levá-los a encontrar possíveis e diferentes leituras do espetáculo através do movimento, bem como promover uma investigação em torno da ideia de corpo como “regresso a casa”.

Pretende-se ao mesmo tempo, desvendar as paisagens de São Miguel, sob o ponto de vista plástico e corporal, paisagens essas onde a coreógrafa encontrou a base de construção coreográfica deste projeto.

A oficina irá partir de um aquecimento inicial do corpo, com base sensorial e de técnicas somáticas. De seguida, será feita uma viagem pelo processo da peça, explorando a relação do corpo/natureza/casa, através do guião da mesma.

/

NOTA BIOGRÁFICA

Marina Nabais nasceu em Luanda, viveu no Rio de Janeiro e em Amesterdão. Reside atualmente em Lisboa, onde desenvolve o seu trabalho artístico e pedagógico.

Mestre em Artes Performativas – Teatro do Movimento, na Escola Superior de Teatro e Cinema de Lisboa (2011/2013). Fez o Bacharelato na Escola Superior de Dança de Lisboa, no ramo de espetáculo (1992/1995) e um pós-graduação na School For New Dance Development em Amesterdão (1995/97). Tem o Curso de Dança na Comunidade do Fórum Dança de Lisboa (2006).

Em 2003 criou a menina dos meus olhos, associação cultural, e fez vários projetos de dança/teatro pela associação em cocriação com vários artistas até 2013.

Desde 2008, começou o seu percurso como coreógrafa com as seguintes peças: AVESSO (2008), POR UM RIO (2011), NOTOCORDA (2012), O PESO DE UMA SEMENTE (2013), SEDIELA, DANÇÁRIO, MIOCÁRDIO (2014), De Seda (2015), CORPO-MAPA-LIVRO (2016), Na Ausência do Meu Corpo (2017).

Em Dezembro de 2013, nasce Marina Nabais Dança, associação cultural, onde começa a desenvolver o seu projeto artístico em nome próprio, com vários colaboradores de outras áreas artísticas e parcerias com diversas instituições.

Como intérprete tem trabalhado nas áreas de dança, teatro e vídeo: Francisco Pedro, Grupo de Dança de Almada, António Tavares, Nigel Charnock, Peter Michael-Dietz, Sofia Neuparth, Paula Varanda, Ana Borges, Eléonore Didier, Teatro “O Bando”, Luís Castro, Lúcia Sigalho, Rogério Nuno Costa, Gonçalo C. Luz, Jeanne Waltz, Nuno Tudela, Aldara Bizarro e Stephan Jurgens.

Desenvolve paralelamente um trabalho pedagógico, de formação para profissionais e não profissionais na área da dança, abrangendo diferentes faixas etárias e públicos diversificados.

Colaborações: Companhia de Dança de Almada; AMDA (Mértola), Lugar Presente (Viseu), Teatro Universitário do Minho (Braga), Fórum Dança (Lisboa), O Teatrão (Coimbra), Teatro Maria Matos (Lisboa),  Museu do Douro (Peso da Régua), Teatro Viriato (Viseu), ArtemRede (vários locais), Conservatório Nacional de Lisboa.

Back to Calendar of events