Workshop com
Rita Vilhena e Yael Karavan

projeto Pela Nossa Pele

22 e 23 abr 2022

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Workshop com Rita Vilhena e Yael Karavan

no âmbito do projeto Pela Nossa Pele

22 e 23 abril 2022

Público alvo | pessoas adultas (a partir do 16 anos de idade). Não é necessária experiência na área das artes performativas.

Inscrições encerradas

Pela Nossa Pele tem como génese uma só ideia: restabelecer e fortalecer o contacto e a empatia com a natureza. É urgente refletir, enquanto sociedade global, sobre a nossa relação com o planeta. – Rita Vilhena

Neste workshop com Rita Vilhena e Yael Karavan, os participantes discutirão temas em torno do clima e eco-feminismo* e desenharão uma ação performativa a ser apresentada no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, integrado no projeto “Pela nossa pele”.

O projeto, que será apresentado no dia 23 de abril, sábado, será composto por um vídeo previamente gravado pelas artistas e uma ação performativa, resultado do workshop realizado a 22 e 23 de abril.

 

*o eco-feminismo, segundo Françoise d’Eaubonne, “relaciona a opressão e a dominação de todos os grupos marginalizados (mulheres, pessoas de outra etnia, crianças, pobres) com a opressão e dominação da natureza (animais, terra, água, ar, etc.)”

 

 

INFORMAÇÕES DE INSCRIÇÃO

Para se inscrever, envie-nos email para [email protected] com os seguintes dados: Nome, idade, naturalidade, interesses.

Para participar, é necessária experiência na área?

–  Não.

Há idade máxima para participar? 

–  Não.

Como decorre a seleção?

– A seleção será realizada pelas artistas através da inscrição via e-mail. Caso seja necessário, será agendada uma entrevista online pelas artistas ao participante.

Quando decorrem as sessões de workshop?
–  Sexta-feira, 22 de abril – das 17h00 às 20h00

–  Sábado, 23 de abril – das 14h00 às 17h00

Quando acontece a apresentação?

– Sábado, 23 de abril – 18h00

Se participo no workshop, poderei não participar na apresentação?

– Não. O projeto Pela nossa pele depende da participação das pessoas envolvidas no workshop. Por esta razão, está é sempre uma performance única.

Poderei participar apenas num dos dias do workshop?

– Não. O tempo de workshop é consideravelmente curto (duas tardes) e é um trabalho de continuidade, sendo por isso imprescindível estar presente nos dois momentos.

Há algum custo envolvido?

– Não.

Notas biográficas
RITA VILHENA criadora, performer e intérprete. Bailarina profissional/ coreógrafa desde 2003, tem como principal motivação a ideia de transformação e participação, movida pela intuição e prazer. Os seus últimos trabalhos #VIBRA #DOR e CORPO SANTO são uma marca do seu trajecto artístico com interesse em ritual e performance, e actualmente com MA-MA e Pela Nossa Pele, no antropoceno e ecofeminismo. Em 2005 criou e dirigiu a Baila Louca improvisação e performance em Roterdão, uma plataforma que nutriu várias colaborações internacionais com coreógrafos, bailarinos e músicos. Em Portugal é membro fundador e directora artística da Partícula Extravagante associação. Em Portugal é membro fundador e directora artística da associação Partícula Extravagante.
Desde 2005, membro activo da prática de Contacto Improvisação, facilita CI pelo mundo e, co-organiza o Festival Portugal Contacto Improvisação e a Partícula Extravagante CI. Divide-se entre docente e discente, leciona na Escola Superior de Dança em Lisboa e, frequenta o Doutoramento em Estudos Artísticos – Arte e Mediações na FCSH. Actualmente membro do grupo de investigação Performance e
Cognição – ICNOVA.
www.ritavilha.com/www.bailalouca.com

YAEL KARAVAN premiada performer, bailarina e diretora Israelense/Britânica, já viajou pela Europa, Rússia, Brasil e Japão estudando e trabalhando com diversos mestres na busca de uma elaboração de um método autêntico de treinamento e uma linguagem física contemporânea de expressão que liga leste e oeste, teatro e dança. Yael tem mais de 20 anos de experiência com Butoh, trabalhando com mestres da 1a e da 2a geração. Usando elementos do Butoh, dança, mímica, palhaço, teatro físico e visual, ela explora os temas de memória,
metamorfose, o invisível e a noção de ciclos que se repetem, entrelaçando ambientes oníricos com momentos de humor, equilibrando na linha fina entre o trágico e o cômico, o íntimo e o coletivo. Atua profissionalmente desde 1999, se apresentando em teatros, festivais, assim como em galerias e museus, desenvolvendo um trabalho teatral e site/specific/responsive pelo mundo e já foi membro da premiada
companhia Russa de teatro físico Derevo, do Mamu Dance Theatre do Tadashi Endo e do Ten Pen Chi da Yumiko Yoshioka entre outros. Ensina Butoh ao redor do mundo, no Fórum Dança e na Faculdade Nova de Lisboa.
www.yaelkaravan.com / www.karavanensemble.com

Back to Calendar of events