DESVENDAR: uma mostra da Coleção ARQUIPÉLAGO

Exposição

21 jun – 6 set 2020

EXPOSIÇÃO

DESVENDAR: uma mostra da Coleção ARQUIPÉLAGO

21 jun – 6 set 2020

Comissário 

Diogo Aguiar

DESVENDAR: uma mostra da Coleção ARQUIPÉLAGO

Desde a abertura do ARQUIPÉLAGO – Centro de Artes Contemporâneas, em 2015, que uma das mais-valias do projeto é acolher e trabalhar uma coleção de arte, heterogénea, descritiva da evolução artística do séc. XXI, em sintonia com a produção nas diversas valências que o espaço apresenta às mutações linguísticas da arte contemporânea.

Esta Coleção, que se forma desde 2008, desempenha um papel fundamental no ARQUIPÉLAGO, ponto de intercâmbio cultural transatlântico. Da mesma maneira que a localização geográfica do Arquipélago dos Açores incentiva este Centro de Artes a desenvolver uma programação cruzada a nível regional, nacional e internacional, a Coleção ARQUIPÉLAGO foi, ao longo dos anos, agregando traços cruzados, unindo pontos artísticos, linguísticos, sociais, políticos e territoriais, compilando diversificados trabalhos realizados por artistas de nacionalidades distintas.

A mostra que agora se apresenta reúne uma nova seleção de obras da Coleção ARQUIPÉLAGO que pela primeira vez se desvendam ao público. O circuito criado, que incorpora fragmentos informativos das obras, fomenta o diálogo entre trabalhos de artistas da América do Sul, como Barrão e Amália Pica, de África do Sul, como Nicholas Hlobo, de Portugal Continental, como João Pedro Vale, Miguel Pacheco e Noémia Cruz, assim como artistas de diferentes ilhas do agrupamento arquipelágico açoriano, nomeadamente Vera Bettencourt, da Ilha Graciosa, Rui Melo e Sandra Rocha, da Ilha Terceira, André Laranjinha, Maria José Cavaco, Sofia de Medeiros e Joe Lima, da ilha de São Miguel.

Voltar à Programação