“Medusa”
Ricardo Jacinto

Ciclo Performativo "Geometria Sónica"

29 mar | 21h30

CICLO PERFORMATIVO GEOMETRIA SÓNICA

Curadoria TREMOR

“Medusa”, Ricardo Jacinto

29 mar 2019

21h30

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

.

INFORMAÇÃO DE BILHETEIRA

Ingresso: 5 € | Lotação limitada

Os bilhetes podem ser adquiridos de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, na receção do ARQUIPÉLAGO. No dia do evento, a bilheteira reabre na Blackbox, a partir das 20h30. Reservas através do 296 470 130 ou acacinfo@azores.gov.pt.

.

MEDUSA: solo de violoncelo + eletrónica
Servindo-se de um sistema de amplificação sonora distribuído por diferentes pontos do violoncelo, Ricardo Jacinto explora possibilidade de fragmentação sónica dos seus gestos e do corpo do instrumento. No decorrer das improvisações, a imersão no interior do violoncelo é articulada com a auscultação do espaço acústico e da paisagem sonora circundantes.

/

Ricardo Jacinto

Artista sonoro e violoncelista focado na relação entre som e espaço. Desde 1998 tem apresentado seu trabalho em exposições individuais e coletivas, concertos e performances em Portugal e Europa, e tem colaborado extensivamente com outros artistas, músicos, arquitetos e performers. Para além do seu trabalho a solo é atualmente membro do quarteto de cordas Beat the Odds (dir. Pascal Niggenkemper c/ Elisabeth Codoux e Felicie Bazelaire), do trio com Joana Gama e Luis Fernandes, do trio The Selva (c/ Gonçalo Almeida e Nuno Morão), do quarteto de Norberto Lobo (c/ Marco Franco e Yaw Tembe), do Ensemble Lisbon Freedom Unit (c/ Luis Lopes, Rodrigo Amado, Pedro Lopes, Gabriel Ferrandini, Bruno Parrinha, Hernani Faustino e Rodrigo Pinheiro) e do duo CACTO (c/ Nuno Torres). A sua música está editada pela Shhpuma Records, Clean Feed e Creative Sources e as suas instalações estão representadas em várias coleções: Fundação de Serralves, Caixa Geral de Depósitos, Fundação Leal Rios or Fundação António Cachola. É membro fundador da OSSO Associação Cultural e atualmente é investigador no Sonic Arts Research Center, Queens University Belfast.

Voltar à Programação