Sob o peso frágil
Da pálida abóbada

Exposição

20 fev - 30 mai 2021

EXPOSIÇÃO

Sob o peso frágil

Da pálida abóbada

Coleção de Arte Contemporânea Arquipélago

20 fev – 30 mai 2021

 

ARTISTAS | Carolina Rocha, Daniel Oliveira, Graça Costa Cabral, Miguel Leal, Noémia Cruz, Rui Chafes

 

“Sob o peso frágil Da pálida abóbada” abre ao público dia 20 de fevereiro com obras da Coleção de Arte Contemporânea Arquipélago.

As caves do arquipélago são um espaço singular no contexto museológico português e servem de palco para um olhar e um mapear da presença da escultura nesta coleção de Arte Contemporânea.

Pensar uma exposição é pensar também no espaço que a alberga e as caves do Arquipélago são especiais, estão muito longe da ideia do white cube (o espaço normalmente criado para se mostrar arte) e, como tal as peças selecionadas, de artistas nacionais – Carolina Rocha, Daniel Oliveira, Graça Costa Cabral, Miguel Leal, Noémia Cruz e Rui Chafes e de várias geografias, são elas próprias convites para viagens pela subjetividade artística. Mais do que uma exposição temática sobre a coleção interessa-nos abrir ao máximo essas leituras. Mais do que construir uma narrativa interessa-nos que seja o visitante a criar a sua própria história.

Esta exposição é já resultado do projeto de auscultação pública que estamos a desenvolver e no qual, um dos pontos levantados pelos inquiridos tem sido o desconhecimento sobre a coleção deste Centro. É assim nosso objetivo que a coleção vá ganhando novas perspetivas de abordagem, novas possibilidades de exposição e de cruzamento que permitam ao público conhecer o espólio de arte contemporânea que o Governo Regional dos Açores tem reunido nos últimos anos.

Voltar à Programação