Florestas Queer

Open Call

até 31 mar. 2023

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

FLORESTAS QUEER

INSCRIÇÕES ABERTAS – Oficina de realização cinematográfica com Jorge Jácome 

Público-alvo | Jovens dos 13 aos 16 anos

Inscrição obrigatória até 31 de março para o email: [email protected]

Gratuito

Estão a decorrer as inscrições para a oficina gratuita de realização cinematográfica, destinada a jovens do ensino secundário, acerca das problemáticas de género e de ecologia política, através das suas inscrições específicas no território em questão. A oficina irá decorrer no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas de 11 a 15 de abril 2023.

A oficina será dinamizada por Jorge Jácome, cineasta profissional que trabalha estas questões. Nathalie Mansoux e Gaëlle Boucand acompanhá-las-ão enquanto realizadoras e produtoras do projeto Florestas Queer.

O projeto FLORESTAS QUEER, produzido pela SUMO-associação de difusão cultural e concebido por Nathalie Mansoux e Gaëlle Boucand – produtoras e programadoras de sessões de cinema e dinamizadoras de oficinas de sensibilização ao cinema, em França e Portugal – consiste na organização de dois ciclos de projeções de filmes portugueses e franceses, abertos à comunidade, e de duas oficinas gratuitas de realização de curtas-metragens, destinadas a jovens do ensino secundário, em dois territórios rurais, um francês e outro português, acerca das problemáticas de género e de ecologia política, através das suas inscrições específicas nos dois territórios em questão.

Com base nas práticas e nos conhecimentos específicos de cada um dos participantes, refletiremos sobre as tradições de resistência inscritas em São Miguel. Focar-nos-emos mais particularmente sobre a floresta, que consideraremos como um lugar de acolhimento de formas de vida alternativas, e que, enquanto ecossistema particular, permite interações únicas entre humanos e não humanos. Partindo de uma aliança entre lutas queer e ecológicas, juntos tentaremos desconstruir a noção de “natural”, para que ela deixe de servir de fundamento à heterossexualidade, e empenhamo-nos em (des)naturalizar a floresta para a transformar num espaço dedicado ao desejo queer, entre outros.

No final da oficina, o filme realizado será exibido numa sessão aberta à comunidade, acompanhada de um debate com jovens aprendizes, as aprendizes e aprendizas, realizadores e realizadoras, e os e as cineastas-formadoras.

*Jorge Jácomehttps://www.portugalfilm.org/directors/jorge_jacome

Back to Calendar of events