A História da História
Último domingo do mês
25 ago. 2024A História da História
com Claudio Hochman e Carlota Blanc
Último domingo do mês
25 de ago. 2024
16h00
Público-alvo | famílias com crianças dos 2-6 anos
Entrada livre
A História da História é uma peça de teatro que procura através de imagens, música, movimento e palavras, contar a estória aos mais novos por trás do tríptico A História, pintado por Medeiros Cabral, que cruza e reflete sobre as várias questões da atualidade.
José Manuel Medeiros Cabral, artista açoriano, teve uma vida curta. A liberdade, que o 25 de abril de 1974 trouxe, viveu-a menos tempo, já que aos 24 anos, em 1979, faleceu. Desde tenra idade que era um espírito sonhador e criativo e atento a tudo o que se passava à sua volta. A sua prática artística é um reflexo do período em que viveu que foi marcado por grandes alterações políticas, sociais e consequentemente, artísticas.
Uma performance da Associação Rodopio D’Ideias com texto e encenação de Claudio Hochman, interpretação de Carlota Blanc e produção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas.
Biografias
Carlota Blanc
Formada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Em 2017 começa a trabalhar com o designer Henrique Cayatte. Aos 21 anos começa a cantar fado. Frequenta e canta nas casas de fado de Lisboa, mas sente que precisa de mais ferramentas.
Fez aulas de canto e técnica vocal com Bárbara Lagido, aulas de teatro com Claudio Hochman e de dança com Bárbara Faustino. Frequentou a Escola Superior de Dança de Lisboa, o Fórum Dança e o Hot Clube de Portugal. Fez formações com Francisco Camacho, Victor Hugo Pontes, João Fiadeiro, Rui M. Silva e Aixa Figini. Tudo isto enquanto continua a trabalhar como designer.
Desde 2022 está com Claudio Hochman a desenvolver um projeto cultural na Costa Norte da Ilha de São Miguel, nos Açores. Criaram a Associação Cultural Rodopio d’ideias que tem como principais objetivos a promoção de atividades culturais na Costa Norte de Ponta Delgada e a recuperação, dinamização e transformação do Cine-Teatro Açor das Capelas num Centro Cultural com ações “de e para” a comunidade. Já fizeram várias formações, criaram peças de teatro com a comunidade, realizaram um documentário, e fizeram a primeira edição do Festival MALA onde levaram companhias de teatro de Lisboa e de Espanha.
Claudio Hochman
Autor, encenador e docente natural de Buenos Aires, Argentina, residente entre Lisboa e Fenais da Luz, São Miguel, Açores.
Entre os anos 1983 e 2001 desenvolveu o seu trabalho na Argentina onde encenou textos próprios e adaptou clássicos de Shakespeare, Molière, Rostand, Brecht, entre outros.
Desde 1997 encena, publica e dá aulas em Lisboa. Trabalhou no Teatro Nacional D. Maria II, no Teatro Trindade, no Teatro Carnide, entre outros.
Desde 2009 encena no Teatro Aveirense óperas de Mozart, Haendel, Offenbach, Rossini, Bizet, Donizetti, entre outros Em 2023 estreou “Debussy e Melisande”, o seu primeiro livreto para ópera no Festival Zêzere Arts.
Trabalhou com as companhias teatrais espanholas Teloncillo e Eureka, e com as companhias de Teatro de Objetos de Fernán Cardama, La Canela Teatro, Teatro Silfo e El Retablo, entre outras.
Recebeu prémios pelas suas encenações e suas peças foram representadas em diferentes partes do mundo.
Calendar of events Crianças | Jovens | Famílias
-
-
20 dez 2020
Curtinhas para Todos
-
-
31 out e 1 nov 2020
Laboratory | “Vestigial organs – From practice to aesthetics” with Luís Brum
-
-
25 out 2020
Last Sunday of the month | Workshop | Explore the object with Luís Brum
-
-
17 out 2020
Workshop and storytime
“Néveda nos Açores”