27-37) Caves

11 agosto - 19 dezembro

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CÂMARA DE ENTRADA | ENTRANCE ROOM

UNIVERSIDADE DE LISBOA

FACULDADE DE BELAS ARTES (FBAUL)

Licenciatura em Pintura / Painting

Filipa Nunes

Celebrating war: Master/ Slave

2016

Instalação sonora, 28’; master/ slave focos de luz; mesa; candeeiro, impressões s/ papel. / Sound installation, 28’, master/slave spotlights, table, lamp, prints on paper.

 

Informação cedida pela instituição académica / Information courtesy of the academic institution

 

Os focos de luz Master/Slave dançam ao som de gravações de som originais das celebrações que tiveram lugar na Base das Lajes, na Cimeira de 2003, no seguimento da tomada de decisão pública que mudaria as nossas vidas: a invasão do Iraque.

The spotlights Master/Slave dance to the sound of original sound recordings of the festivities that took place at Base das Lajes after the 2003 Blair/Bush/Aznar summit from which emerged the decision to invade Iraq, changing all our lives.

 

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ALA NASCENTE | RISING SIDE

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           DISABLE

 

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ALA POENTE | WEST SIDE

 

INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO

ESCOLA SUPERIOR DE MÚSICA, ARTES E ESPECTÁCULO DO PORTO/ ESMAE

Mestrado em Comunicação Audiovisual – Especialização em Cinema Documental / Master studies in Audiovisual Communication – Documental Cinema

Fábio Coelho, Ricardo Couto, Sara Lemos, Sara Marques

Terra-Mãe

2015

Documentário / Documentary. 28’08’’. Video HD, Cor, som stereo / Video HD, color, stereo sound.

 

Apoios / With the support: Instituto do Cinema e do Audiovisual, Câmara Municipal de Boticas, The Amazing Rabbit

 

Prémio Sophia Estudante Melhor Documentário 2016 / Prize at the 2016 edition of the Sophia Estudante – Best  Documentary

Prémio Mostrarte 2015 – Documentário / Prize at the 2015 edition of Mostrarte  – Documentary

Prémio Mostrarte 2015 – Grande Prémio / Prize at the 2015 edition of Mostrarte  – Best prize

Prémio Mostrarte 2015 – Prémio Público / Prize at the 2015 edition of Mostrarte  – Public prize

 

Informação cedida pela instituição académica / Information courtesy of the academic institution.

 

Os caminhos do quotidiano são o reflexo de quem somos. Há, em cada ação, um pouco de nós. Do que fomos. Do que queremos ser. A vida é o encontro de múltiplos caminhos. Em todos eles, a vontade de chegar.

 

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M_EIA ESCOLA INTERNACIONAL DE ARTE

INSTITUTO UNIVERSITÁRIO DE ARTE, TECNOLOGIA E CULTURA (MINDELO, S.VICENTE – CABO VERDE)

Licenciatura em Design / Design

Crisolita do Rosário, Karine Gomes, José Almeida

O grito que ninguém dá

2015

Curta-Metragem / Short film

Informação cedida pela instituição académica / Information courtesy of the academic institution

 

Apropriação e uso do espaço é uma questão que rasgou a África mais do que qualquer outro continente. Hoje em Cabo Verde, os jovens dos subúrbios estão reivindicando o seu espaço. Sné é uma voz deste movimento. Como grafitter a sua luta é visível e aplaudida na comunidade. No entanto, poucos sabem sobre a vida deste jovem por detrás das portas…

Appropriation and use of territory are issues that have teared and sculpted Africa more than any other continent. Today, in Cape Verde, the young people from the suburbs are claiming their space. Sné is one of this movement’s voices. A graffiti artist, his fight is seen and applauded by his community. However, only a few people know about his private life…

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UNIVERSITY OF SOUTH WALES (UK)

EUROPEAN CENTRE FOR PHOTOGRAPHIC RESEARCH

PhD (Practice Led) in Visual Arts

João Leal

The Impossibility of Non-Narrative | Experience of Place

2014

Filme. Video HD 1920×1080. Cor, som stéreo, 16′ (plano sequência) / Video HD 1920×1080. Color, stereo sound, 16′ (long take).

Informação cedida pela instituição académica / Information courtesy of the academic institution

 

O principal objetivo da minha pesquisa é desenvolver um corpo de trabalho que permita uma reflexão sobre a importância da nossa narrativa pessoal e de que forma ela permite contextualizar uma prática artística e processos de trabalho. Este trabalho tem como objetivo destacar a forma como o artista vê a sua «prática artística», que é geralmente adversa a «regulamentos» e muito dada ao «não narrativo», num «ambiente de pesquisa» muito regulado, um ambiente construído como uma narrativa tradicional bem estruturada.

Através das diferentes séries de trabalho artístico (vídeo, fotografia e instalação), pretendi provocar um confronto entre o meu processo de trabalho enquanto artista e o projeto de doutoramento em si. Com este confronto destacarei as semelhanças entre os dois processos, como se ligam e relacionam com a personalidade do artista, as dificuldades por que passei durante o curso deste trabalho, assim como os problemas e erros, dando-lhes uma dimensão física e trazendo-os para o espaço expositivo.

Experience of Place: aparentemente um filme sem narrativa; imagens, sons e objetos não têm ponto de partida definido. Não é claro se o que podemos ver e ouvir foi despoletado por algo ou mesmo se conduzirá a alguma coisa. No entanto, Experience of Place contém elementos implícitos que estão presentes nas «definições» de narrativa formuladas por autores como Roland Barthes e Lionel Duisit, Gerald Prince ou Mieke Bal:

_ «eventos» e «atores»: neste caso um ator, o autor, que com a sua «experiência» de um lugar que lhe é familiar, suporta conceptualmente a série de imagens e sons. Como Barthes e Duisit escreveram na sua «Introdução à análise estrutural da narrativa», «…nunca existiu, em nenhum lugar e em tempo nenhum, um povo sem narrativa…»;

_ a intervenção de elementos (humanos ou não) que causam, se relacionam, ou desenvolvem as «ações»: em particular, um elemento humano que, numa determinada trajetória, atravessa diversos pontos que se referem ao passado, presente e futuro desse local;

_ o uso de «veículos» que permitem a proliferação das narrativas: imagens e sons que, ainda que não «transportem» narrativas, têm dificuldade em não as mencionar.

 

The main goal for my research is to develop a body of work that would allow a reflection upon the importance of one’s own personal narrative and the way it helps contextualize an artist’s practice and work processes.  This work aims at outcropping the way the artist sees his “art practice”, one that is traditionally averse to “regulations” and very prone to “non-narrative”, in a highly regulated “research environment”, an environment that is constructed as a well-structured, traditional narrative.

Through the different series of artwork (video, photography and installation), I intended to provoke a clash between my work process as an artist and the PhD research process itself. With this collision I’ll highlight the similarities between the two processes, how they connect and relate to the artist’s persona, the difficulties I’ve been through during the course of the work, along with the problems and mistakes, giving them a physical dimension and bringing them to the exhibition space.

Experience of Place: This film has no visible narrative; the images, sounds and objects don’t have a clear starting point. Its not clear if the things we can see and hear were triggered by something or even if they will lead to anything. However, Experience of Place has implicit elements that are present in “definitions” of narrative by authors like Roland Barthes and Lionel Duisit, Gerald Prince or Mieke Bal:

_ “events” and “actors”: in this case an actor, the author, that with this “experience” of a place that is familiar to him, conceptually supports the series of images and sounds. Like Barthes and Duisit wrote in their “An Introduction to the Structural Analysis of Narrative”, “…there is not, there has never been anywhere, any people without narrative…”;

_ the intervention of elements (human or not) which cause, relate or develop the “actions”: in particular, a human element going through a path that passes through several points that relate to the past, present and future of that place;

_ the use of “vehicles” that allow the proliferation of narratives: images and sounds might not “transport” narratives, but they hardly won’t suggest them.

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UNIVERSIDADE DO PORTO

FACULDADE DE BELAS ARTES /FBAUP

Licenciatura em Design de Comunicação / Studies in Communication Design

Tiago Bettencourt

Não conheço nenhuma terra que me chame

2015

Documentário / Documentary. 4’56’’.

Informação cedida pela instituição académica / Information courtesy of the academic institution

 

Conversa entre o Tiago e a sua mãe, num documentário poético e autobiográfico sobre a viagem.

A dialogue between Tiago and his mother, a poetic and autobiographical documentary about the journey.

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UNIVERSIDADE DO PORTO

FACULDADE DE BELAS ARTES /FBAUP

Licenciatura em Design de Comunicação / Studies in Communication Design

Gustavo Baía

El Colosso

2014

Animação / Animation. 1’51’’

  1. º Prémio no Festival Internacional Videotalentos/ Fundación Banco Santander (Espanha\Madrid) de 2014 / 2nd prize at the 2014 edition of the Festival Internacional Videotalentos/ Fundación Banco Santander (Spain\Madrid).

Informação cedida pela instituição académica / Information courtesy of the academic institution

 

Um gigante passeia numa zona rural e subitamente pede lume. Reinterpretação em animação da célebre pintura El Coloso atribuída a Francisco Goya, ou a Asensio Juliá.

A giant is walking in the countryside and he suddenly asks someone for fire. Reinterpretation of the famous painting attributed to Francisco Goya, or Asensio Juliá.

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