Quem És Tu? Um Teatro Nacional a olhar para o país
Exposição
8 - 29 jul. 2023Exposição
Quem és tu?
Um Teatro Nacional a olhar para o país
8 – 29 jul. 2023
A exposição “Quem és tu?”, integrada no âmbito do projeto/digressão Odisseia Nacional, foi pensada e executada por Tiago Bartolomeu Costa. Começa in illo tempore “ameliano” [seguindo os passos de Amélia Rey Colaço] e vai depois transportando o público por uma viagem que dura cem anos.
Quem És Tu? (título inquiridor, que pisca o olho quer à tradição clássica da nossa dramaturgia, quer às nossas angústias contemporâneas) dá conta de um período da vida do Teatro Nacional D. Maria II que se encontra com um Portugal mergulhado em obscurantismo, que passa por um dolorosíssimo incêndio, e que desemboca na história democrática do país e do teatro, ela própria um sortido matizado. Esta pergunta/título, quando feita diretamente ao teatro (não ao edifício, mas à sua missão), tem também resposta múltipla, muitas caras e muitas vozes, “nela marcam os compassos tantos pés” [canção de Sérgio Godinho inspirada nas marchas tradicionais de Lisboa].
*retirado da brochura da exposição “Quem és tu?”
Debate
Ligações artísticas, complementaridades e diálogos entre a palavra e o visual
8 de jul. 2023 | 19h00
Durante o período de apresentação de Quem és tu? – Um Teatro Nacional a olhar para o país, refletimos sobre dimensões histórias e políticas a partir das temáticas que construíram a exposição: identidade, coletivos, memória, território, pertença, resistência são palavras-chave e pontos de partida para diálogos onde o teatro é, mais do que reflexo, a possibilidade de colocarmos em evidência o que tomamos como adquirido e legado sobre o passado recente.
Dois convidados conversam sobre as relações entre a memória do teatro e do país, ajudando-nos a estabelecer as pontes necessárias para que a responsabilidade para com o que herdámos, não seja, como o teatro, efémera.
Moderada por Tiago Bartolomeu Costa, comissário da exposição, esta conversa é organizada em colaboração com a Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.