A Chuva Padrão
Medeiros Cabral
20 abr. - 8 set. 2024Exposição
A Chuva Padrão
Medeiros Cabral
20 abr. – 8 set. 2024
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura, no próximo dia 20 de abril, a exposição interpretativa da obra de Medeiros Cabral A Chuva Padrão, com a qual pretende uma nova abordagem ao trabalho deste artista precocemente falecido aos 24 anos de idade.
Para além de incluir o seu conhecido tríptico A História, a exposição será composta também por um conjunto de obras que abordam os diversos temas e materiais que fizeram parte das suas preocupações e o acompanharam ao longo do seu percurso, bem como desenhos desde os iniciais até aos últimos realizados na Escola Superior de Belas Artes do Porto onde estudava à data do seu falecimento.
Inclui ainda documentação, fotografias, objetos pessoais e escritos do artista que fazem parte do acervo da família, os quais nunca foram antes expostos, sendo assim a primeira vez que serão partilhados com o público.
Biografia
José Manuel de Medeiros Cabral nasceu no dia 7 de setembro de 1955, em Ponta Delgada, e faleceu, prematuramente, aos 24 anos, no dia 20 de dezembro de 1979, no Porto, onde frequentava o terceiro ano de pintura da Escola Superior de Belas Artes.
A sua curta vida foi fortemente marcada pelo período pós-revolução 25 de abril de 1974, o que se veio a refletir na sua criação artística.
Realizou duas exposições individuais: Uma Exposição para Trocar, na Praceta Gonçalo Velho Cabral, no dia 1 de maio de 1975; e A História, no Museu Carlos Machado, em junho de 1977.
Desde 1973 até 1979, organizou e participou em várias exposições coletivas.