solo de dança
contemporânea

Bárbara Ramalho

19 jan. 2025
18h00

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

    – solo de dança contemporânea

Bárbara Ramalho

19 jan 2024

18h

Ingresso | 5€


Informação Bilheteira – Bilhetes à venda na receção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas [de terça a domingo, das 10h às 18h]


 

Bárbara Ramalho apresenta, no próximo dia 19 de janeiro, Mó, um solo de dança contemporânea.

Redondo, circular, o movimento da dança é continuo: roda a roda e a história, gira a mão e a memória, o corpo é matéria migratória e o tempo uma pedra que mói o pó dos dias na f(r)icção das noites frias.

Nota Biográfica

Bárbara Ramalho, nascida nas Caldas da Rainha a 15 de abril de 1989, iniciou os seus estudos artísticos em 2004 na Escola de Dança Ginasiano, Curso de Formação Artística – vertente de Dança.

Em 2007 ingressou na Escola Superior de Dança terminando, no ano de 2010, a licenciatura em criação/interpretação.

Desde 2010 lecciona aulas de ballet, dança criativa e expressão corporal e dramática para crianças e jovens. É formadora em atelieres pedagógico/didáticos na área das expressões artísticas, direcionados a vários públicos em espaços culturais e educacionais, tais como o Liceu Francês, o Centro Cultural de Carnide, Centro Cultural de Santo António dos Cavaleiros e a Academia Vozes em Concserto em Lisboa. Foi também professora de expressões (corporal e dramática) em AECS em diversas escolas E.B 1 da zona de Lisboa.

Como intérprete/ bailarina fez parte do elenco no Musical para crianças, O GOMAS, projeto educativo inteiramente de produção portuguesa, em palco nas salas de cinema ZonLusomundo (Lisboa e Cascais).

De 2010 a 2012 fez parte do GTN – grupo de teatro da Universidade Nova de Lisboa, como atriz e com o qual apresentou a peça Antígona, de Adriana Aboim.

Em janeiro de 2012 esteve em cena no Teatro Rápido com o espetáculo infantil Ana e Ynari, a História de dois mundos, do qual foi autora e interprete.

Em 2015 foi viver para a ilha de Santa Maria para iniciar o projeto Espaço em Cena, com o seu companheiro e sócio João Ricardo. Este projeto envolveu a criação de um espaço multicultural abraçando as artes em geral e a dança em particular, com a Escola de Dança do Espaço em Cena em que lecionou, entre 2016 e 2019, aulas de ballet e dança criativa (dos 3 aos 12 anos) e dança contemporânea e consciência corporal (para jovens e adultos).

No âmbito da sua escola, desenvolveu diversos espetáculos e projetos coreográficos na ilha de Santa Maria entre eles destacam-se: O voo das palavras; As Quatro Estações; À Noite; Vivá dança! – Flash Mob celebração do Dia mundial da Dança; Montras vivas para o Dia das Montras.

Em 2023 estreou no palco do Cine Atlântida em Santa Maria, o seu primeiro solo de dança numa Co criação com Henrique Simões, intitulado Mó.

Em 2023 retoma as atividades na área da educação com o projeto Dança para Todos, apoiado pela Câmara Municipal de Vila do Porto, lecionando aulas de expressão corporal e dramática para grupos Sénior e dança inclusiva, com um grupo de necessidades especiais do CACI, com o qual, em 2024, desenvolveu o espetáculo CorAção, inserido na programação Dia 9 às 9 do 37.25 Núcleo de Artes Performativas.

Coreografia | Bárbara Ramalho

Criação de Música e Vídeo | Henrique Simões

Figurino e adereços cénicos | Márcia Santos

Produção | Henrique Simões

Design Gráfico | Pepe Brix

Classificação etária | Maiores de 6 anos

Duração | Aprox. 45 minutos

Back to Calendar of events