Mó
solo de dança
contemporânea
Bárbara Ramalho
19 jan. 202518h00
MÓ
– solo de dança contemporânea
Bárbara Ramalho
19 jan 2024
18h
Ingresso | 5€
Informação Bilheteira – Bilhetes à venda na receção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas [de terça a domingo, das 10h às 18h]
Bárbara Ramalho apresenta, no próximo dia 19 de janeiro, Mó, um solo de dança contemporânea.
Redondo, circular, o movimento da dança é continuo: roda a roda e a história, gira a mão e a memória, o corpo é matéria migratória e o tempo uma pedra que mói o pó dos dias na f(r)icção das noites frias.
Nota Biográfica
Bárbara Ramalho, nascida nas Caldas da Rainha a 15 de abril de 1989, iniciou os seus estudos artísticos em 2004 na Escola de Dança Ginasiano, Curso de Formação Artística – vertente de Dança.
Em 2007 ingressou na Escola Superior de Dança terminando, no ano de 2010, a licenciatura em criação/interpretação.
Desde 2010 lecciona aulas de ballet, dança criativa e expressão corporal e dramática para crianças e jovens. É formadora em atelieres pedagógico/didáticos na área das expressões artísticas, direcionados a vários públicos em espaços culturais e educacionais, tais como o Liceu Francês, o Centro Cultural de Carnide, Centro Cultural de Santo António dos Cavaleiros e a Academia Vozes em Concserto em Lisboa. Foi também professora de expressões (corporal e dramática) em AECS em diversas escolas E.B 1 da zona de Lisboa.
Como intérprete/ bailarina fez parte do elenco no Musical para crianças, O GOMAS, projeto educativo inteiramente de produção portuguesa, em palco nas salas de cinema ZonLusomundo (Lisboa e Cascais).
De 2010 a 2012 fez parte do GTN – grupo de teatro da Universidade Nova de Lisboa, como atriz e com o qual apresentou a peça Antígona, de Adriana Aboim.
Em janeiro de 2012 esteve em cena no Teatro Rápido com o espetáculo infantil Ana e Ynari, a História de dois mundos, do qual foi autora e interprete.
Em 2015 foi viver para a ilha de Santa Maria para iniciar o projeto Espaço em Cena, com o seu companheiro e sócio João Ricardo. Este projeto envolveu a criação de um espaço multicultural abraçando as artes em geral e a dança em particular, com a Escola de Dança do Espaço em Cena em que lecionou, entre 2016 e 2019, aulas de ballet e dança criativa (dos 3 aos 12 anos) e dança contemporânea e consciência corporal (para jovens e adultos).
No âmbito da sua escola, desenvolveu diversos espetáculos e projetos coreográficos na ilha de Santa Maria entre eles destacam-se: O voo das palavras; As Quatro Estações; À Noite; Vivá dança! – Flash Mob celebração do Dia mundial da Dança; Montras vivas para o Dia das Montras.
Em 2023 estreou no palco do Cine Atlântida em Santa Maria, o seu primeiro solo de dança numa Co criação com Henrique Simões, intitulado Mó.
Em 2023 retoma as atividades na área da educação com o projeto Dança para Todos, apoiado pela Câmara Municipal de Vila do Porto, lecionando aulas de expressão corporal e dramática para grupos Sénior e dança inclusiva, com um grupo de necessidades especiais do CACI, com o qual, em 2024, desenvolveu o espetáculo CorAção, inserido na programação Dia 9 às 9 do 37.25 Núcleo de Artes Performativas.
Coreografia | Bárbara Ramalho
Criação de Música e Vídeo | Henrique Simões
Figurino e adereços cénicos | Márcia Santos
Produção | Henrique Simões
Design Gráfico | Pepe Brix
Classificação etária | Maiores de 6 anos
Duração | Aprox. 45 minutos