DESAGUAR

Projeto Bienal de Cerveira, Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo da Câmara Municipal de Loulé e ACAC

2024 - 2026

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

DESAGUAR

Projeto de criação, mediação e circulação artísticas em 2025-2026

Vila Nova de Cerveira – Loulé – São Miguel

DESAGUAR é um projeto de criação, mediação e circulação artísticas que une três territórios que desenha uma triangulação nas margens do país com Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) na fronteira norte com a Galiza, (Espanha), com Loulé (Algarve) no extremo sul e com os Açores, arquipélago no imenso oceano Atlântico. A extensão do triângulo e os seus ângulos irregulares, são parte do desafio de questionar as fronteiras e os conceitos de centro e periferia, nomeadamente, culturais.

DESAGUAR é um projeto coordenado pela Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC), realizado em parceria com o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e a Galeria de Arte do Convento do Espírito Santo da Câmara Municipal de Loulé, apoiado pelo Programa de Apoio a Projetos, 2023 – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC).

São Miguel (Açores), Loulé (Algarve) e Vila Nova de Cerveira (Alto Minho) são marcados pela água nas suas paisagens e os ciclos da água, a sua escassez ou a sua extemporaneidade e excesso, são condicionantes da História e, sobretudo, do presente e futuro destes lugares. O primeiro vetor deste projeto é, precisamente, o elogio da água, a sua ação determinante para a sustentabilidade e inspirados pelas suas versões rio, oceano, fonte que desafiamos os artistas à criação e ao pensamento com os territórios e as suas comunidades.

O princípio da descentralização cultural é, por isso, central neste projeto que pretende promover a criação artística a partir do encontro entre curadores, produtores e artistas de diferentes territórios e com diferentes históricos, numa relação estreita com a paisagem e com as comunidades que as definem.

O projeto DESAGUAR conta com a Direção Artística de Mafalda Santos e curadoria de João Serrão e Mirian Tavares (Loulé) e Jesse James (São Miguel) e decorrerá entre fevereiro de 2025 e maio de 2026, com a realização de residências artísticas, encontros de lançamento do projeto, oficinas comunitárias, uma exposição em cada território e, ainda, a edição de uma publicação final. Os artistas em residência serão: Ana Maria Pintora, Bertílio Martins, João Amado, Margarida Andrade, Milita Doré e Patrícia Oliveira.

 

Calendário de atividades

Atividades em São Miguel 

Curadoria | Jesse James

Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

Apresentação pública do projeto
1 de fevereiro de 2025

Residências artísticas

20 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025

Artistas | Bertílio Martins, Milita Doré, Patrícia Oliveira

31 de janeiro a 15 de fevereiro de 2025

Artista| Ana Maria Pintora

Exposição final do projeto
20 de setembro a 30 de novembro de 2025


 

Atividades em Loulé
Curadoria | João Serrão e Mirian Tavares

Apresentação pública do projeto
21 de março de 2025

Residências artísticas
16 a 29 de março de 2025
Artistas| Margarida Andrade e João Amado

26 de março a 9 de abril
Artistas| Ana Maria Pintora

14 a 20 de abril de 2025 e 12 a 16 de maio
Artista| Patrícia Oliveira

Exposição final do projeto
23 janeiro a 14 de março de 2026


Atividades em Vila Nova de Cerveira
Curadoria | Mafalda Santos

Apresentação pública do projeto
7 de junho de 2025

Residências artísticas
2 a 13 de junho de 2025
Artistas| Bertílio Martins e Milita Doré (Loulé), João Amado e Margarida Andrade (Açores)

Exposição final do projeto
28 de março a 23 de maio de 2026

Back to Calendar of events