Escola dos Labirintos – Nova Criação de Osso coletivo

Oficina

31 jan. 2026
15h00

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Isto não é um Cubo

ESCOLA DOS LABIRINTOS 

Nova CriaçãoOsso coletivo

Oficina

31 jan. 2026

15h00

Público – alvo | famílias com crianças dos 6 aos 10 anos

 

A Escola dos Labirintos é um projeto de OSSO coletivo iniciado em 2021, dedicado a crianças entre os 6 e os 10 anos, para o qual diferentes constelações de artistas são convidados a cocriarem um conjunto de dispositivos performativos de carácter oficinal, que serão ativados pelos artistas criadores em conjunto com as crianças participantes.

Nesta nova proposta, com direção artística de Ricardo Jacinto, e apresentada pela primeira vez no Arquipélago, os pequenos participantes terão a oportunidade de explorar e contribuir com as suas ideias e intervenções para a ativação de um espaço cénico onde jogos performativos (Valeria Caboi) e musicais (João Silva) se articulam com a arquitetura a partir de um dispositivo cinemático (Lucas Resende).

Apelando à imaginação das crianças através de um contacto criativo com as especificidades do contexto envolvente, sempre mediado pela subjetividade e sensibilidade de cada artista, esta é uma escola feita de labirintos onde todos serão convidados a, mais do que procurar uma saída, experimentar o prazer da deriva alimentada pela curiosidade e deslumbramento.

Atividade gratuita, sujeita a inscrição através do email [email protected]

Notas Biográficas

João Silva
João Silva é trompetista, professor e investigador. A sua multifacetada carreira centra-se essencialmente na esfera da interpretação do repertório contemporâneo do instrumento, desenvolvendo um particular interesse pela música para trompete e eletrónica, apresentando-se frequentemente em alguns dos mais importantes festivais e salas de concerto por toda a Europa. João é Mestre em Música pela Universidade de Música de Colónia (Alemanha) e doutorado em Música e Musicologia, especialidade em Interpretação, pela Universidade de Évora. É fundador e diretor artístico da DISRUPÇÃO – Associação Cultural.

Lucas Resende
Artista multidisciplinar que se estende das ciências exatas ao teatro, passando pelas artes plásticas, filosofia, história da arte e design. Com licenciatura em Estudos Gerais, especializou-se em expressão plástica pela FBAUL. Atualmente estuda Design Gráfico na ESAD.Cr, e é artista freelance de design, VJ e artes plásticas. Foi tutora de crianças e pré-adolescentes em projetos como a Academia CV do Renovar a Mouraria e na produtora de cinema eslovena Luksuz Produkcij.

Valéria Caboi

Valéria Caboi é coreógrafa, bailarina e professora, licenciada em Teatro e Artes Performativas pela Universidade Sapienza de Roma e pós-graduada em Advanced Dance Studies pela London Contemporary Dance School, com formação complementar no Forum Dança (Lisboa). Como performer colaborou com artistas e companhias internacionais, incluindo a Elisa Monte Dance Company e Arthur Pita. Como criadora, desenvolveu projetos coreográficos apresentados internacionalmente, entre os quais GestAzione (Prémio Marte Live 2010) e EYE LIE, uma performance de dança inclusiva. Com mais de 15 anos de experiência pedagógica, desenvolve uma prática centrada na dança contemporânea, consciência corporal e educação pelo movimento, integrando abordagens Montessori e Pikler.

 

INC é um projeto desenvolvido em coprogramação pela Pó de Vir a Ser (Évora), pela Culturgest (Lisboa) e Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (São Miguel). As estruturas artísticas convidadas são OSSO, Space Transcribers e Teatro do Frio. O projeto é apoiado pela República Portuguesa – Cultura / DGArtes Direção Geral das Artes no âmbito da RPAC – Rede Portuguesa de Arte Contemporânea.

Back to Calendar of events