Laboratório
em Itinerância
Exposição
5 out. 2024 - 2 mar. 2025FERTILE FUTURES
Laboratório em Itinerância
5 de out. 2024 – 2 de mar. 2025
O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas acolhe, até 2 de março, “Fertile Futures”, a Representação Oficial Portuguesa na 18.ª Exposição Internacional de Arquitectura—La Biennale di Venezia 2023.
Com foco em sete hidrogeografias, “Fertile Futures” encomenda a jovens arquitetas e arquitetos, em colaboração com especialistas de outras áreas de conhecimento, a apresentação de modelos propositivos para um amanhã mais sustentável, em cooperação não hierarquizada entre disciplinas, gerações e espécies. Este laboratório em itinerância defende a pertinência do papel da arquitetura no desenho de um futuro colaborativo, descarbonizado e descolonizado, a partir de uma abordagem heterogénea, aberta à experimentação, ao diálogo e à reflexão comum, focada na realidade do território português.
Os sete casos em estudo exemplificam a ação antropocêntrica sobre recursos hídricos, naturais e finitos, nomeadamente: na Bacia do Tâmega; no Douro Internacional; no Médio Tejo; na Albufeira do Alqueva; no Rio Mira; na Lagoa das Sete Cidades; e nas Ribeiras Madeirenses. O projeto artístico da Lagoa das Sete Cidades é um projeto do Ilhéu atelier (atelier de arquitetura sediado na ilha de São Miguel). A proposta explora a (re)imaginação utópica do futuro da região, combatendo o principal foco de poluição das lagoas açorianas, ao reconsiderar criticamente o uso do solo, em direta articulação com as dimensões sociais, culturais, patrimoniais e naturais que definem a paisagem dos Açores.
Dalila Rodrigues, Ministra da Cultura / Minister of Culture
Américo Rodrigues, Director-Geral/Director-General
Dulcineia Santos Studio
Guida Marques
Ilhéu Atelier
Pedrêz
Ponto Atelier
Space Transcribers