Fuso Insular
Mostra de Videoarte dos Açores
26 e 27 out. 2024FUSO INSULAR 2024
MOSTRA DE VIDEOARTE DOS AÇORES
26 e 27 out. 2024
18h
Entrada livre (lotação limitada)
A 6.ª edição do Fuso Insular está de regresso a São Miguel entre os dias 24 e 27 de outubro.
No Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, o Fuso Insular apresenta duas sessões, a 26 e a 27 de outubro.
LABORATÓRIO IMAGEM EM MOVIMENTO
Organização| André Laranjinha e Rachel Korman
26 out // 18h00
Sessão com a presença dos artistas
A videoarte açoriana está presente no FUSO INSULAR com as obras dos participantes no programa de residência Laboratório Imagem em Movimento, que decorreu no Arquipélago entre os meses de julho e setembro. Nesta edição, a realizadora Catarina Mourão foi responsável pela componente teórica e o artista André Laranjinha pelo acompanhamento prático. Durante o verão açoriano, em encontros semanais e num processo colaborativo entre os participantes, Ana Luísa Cabral, o coletivo Atelineiras, Catarina Fernandes, Maria Emanuel Albergaria, Maria João Sousa, Sandra Medeiros e Willian da Fonseca, propuseram ideias, criaram guiões, captaram imagens e sons e aventuraram-se por ilhas de edição, para contarem as suas histórias – autobiográficas ou ficcionais, mas com o território açoriano como denominador comum.
CINEMA DE AUTOR
Apresentação de “Astrakan 79” (2023)
Realizadora| Catarina Mourão
27 out // 18h00
Sessão com a presença da realizadora
Cinema de Autor é uma categoria da produção cinematográfica que valoriza, acima de tudo, a visão e expressão artística do autor. Para encerrar o FUSO INSULAR será exibido “Astrakan 79”, o mais recente filme da realizadora Catarina Mourão, em estreia absoluta nos Açores. Neste filme, Mourão continua a explorar a temática dos segredos de família e tabus que vão atravessando gerações e a tentar entender as questões ligadas à passagem da memória entre gerações e à verbalização de afetos entre pais e filhos.
________________________________________________________________________________
FUSO Insular – Mostra de Videoarte dos Açores é uma produção Duplacena / Horta Seca; financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Governo dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, ICA e FLAD – Fundação Luso-Americana para o
Desenvolvimento; coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e parceria do Museu Carlos Machado