FUSO INSULAR

MOSTRA DE VIDEOARTE DOS AÇORES

25 e 26 out. 2025

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

FUSO INSULAR 2025

MOSTRA DE VIDEOARTE DOS AÇORES

25 e 26 out. 2025

Entrada livre (lotação limitada)

A 7ª edição do FUSO Insular está de regresso a São Miguel entre os dias 23 e 26 de outubro, na Igreja do Colégio em Ponta Delgada e no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, na Ribeira Grande. A Mostra de Videoarte dos Açores inaugura com uma sessão programada pela equipa curatorial da Bienal Walk & Talk, apresenta os filmes vencedores do concurso Open Call do festival FUSO Lisboa, exibe as obras criadas durante o Laboratório Imagem em Movimento e, em estreia absoluta, mostra os filmes mais recentes da realizadora Cláudia Varejão. Todas as sessões têm entrada livre. No Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, o Fuso Insular apresenta duas sessões, a 25 e a 26 de outubro.

 

LABORATÓRIO IMAGEM EM MOVIMENTO
Organização| Cláudia Varejão e André Laranjinha
25 out // 18h00

Sessão com a presença dos artistas

A videoarte açoriana é destaque no FUSO INSULAR, com uma sessão dedicada às obras criadas durante o programa de residência Laboratório Imagem em Movimento. Em pleno verão açoriano, com a orientação teórica da realizadora Cláudia Varejão e o acompanhamento prático do artista André Laranjinha, as residentes Dryelle Andrade, Kateryna Kondratieva, Luisa Borges, Margarida Benevides, Maria Jorge Martins, Melrose, Rafaella Antunes e Rita Bolieiro  propuseram ideias, criaram guiões, captaram imagens e sons e aventuraram-se por ilhas de edição, para contar suas histórias – autobiográficas ou ficcionais, com o território açoriano como denominador comum.

 

CINEMA DE AUTOR

Realizadora|  Cláudia Varejão
26 out // 18h00

Sessão com a presença da realizadora

Apresentação dos filmes Haverá eleições (2025) e Kora (2024) da realizadora Cláudia Varejão, artista responsável pela componente teórica do Laboratório Imagem em Movimento 2025.

E o FUSO INSULAR termina com a sessão Cinema de Autor, com obras da realizadora Cláudia Varejão. Em estreia absoluta nos Açores, exibimos Haverá eleições (2025) e Kora (2024). São obras que falam de temas urgentes e necessários para uma reflexão sobre os tempos conturbados que vivemos. Haverá eleições trata de liberdade e democracia e Kora é um manifesto contra a guerra e a discriminação das mulheres.

________________________________________________________________________________________________

FUSO Insular – Mostra de Videoarte dos Açores é uma produção Duplacena / Horta Seca; financiada pela República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, Governo dos Açores, Câmara Municipal de Ponta Delgada, ICA e FLAD – Fundação Luso-Americana para o
Desenvolvimento; coprodução do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e parceria do Museu Carlos Machado

Back to Calendar of events