Lourdes Castro: existe luz na sombra

Inauguração exposição

13 set. 2025
16h00

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

EXPOSIÇÃO

Lourdes Castro: existe luz na sombra

13 set. 2025

Inauguração | 16h00

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugura no próximo dia 13 de setembro, às 16h00, a exposição Lourdes Castro: existe luz na sombra, com curadoria de Márcia de Sousa.

A exposição Lourdes Castro: existe luz na sombra resulta de uma colaboração entre o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, no contexto de um projeto alargado apoiado pela Direção-Geral das Artes (DGArtes) através da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), da qual ambas as instituições fazem parte.

Esta mostra marca um momento significativo por ser a primeira exposição da artista madeirense em território açoriano, simbolizando assim uma ponte artística e cultural entre os dois arquipélagos. Uma oportunidade para recordar Lourdes Castro e revisitar uma obra profundamente enraizada na memória, na sombra e na luz.

Reconhecida como uma das vozes mais singulares e inovadoras da arte portuguesa do século XX, Lourdes Castro destacou-se pela forma como desafiou os limites da representação. A sua prática artística explorou de forma sistemática técnicas que procuram eternizar o efémero, conferindo visibilidade ao invisível e presença ao ausente.

A Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC) afirma-se como uma estrutura que reúne toda a criação e produção de arte contemporânea portuguesa e que apoia artistas e criadores, bem como dinamizadores públicos e privados; tal como potenciadora da divulgação nacional e internacional dos artistas e criadores portugueses e das diferentes coleções públicas e privadas existentes em Portugal.

Back to Calendar of events