Produção Artesanal Portuguesa:
a atualidade do saber-fazer ancestral

Inauguração Exposição

19 jul. 2025
16h00

For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Exposição

PRODUÇÃO ARTESANAL PORTUGUESA: A ATUALIDADE DO SABER-FAZER ANCESTRAL

Direção Geral das Artes

19 jul. – 12 out. 2025

Inauguração | 19 jul. // 16h00

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas irá acolher a exposição Produção artesanal portuguesa: a atualidade do saber-fazer ancestral, do Programa Nacional Saber Fazer da Direção Geral das Artes entre 19 de julho e 12 de outubro.
A exposição ficará instalada em vários espaços do Arquipélago (corredor piso 0, Serviço de Mediação e Piso 2). Tem como fio condutor a missão que preside ao Programa Nacional Saber Fazer Portugal, colocando em evidência os principais princípios que o norteiam, nomeadamente, o reconhecimento da atualidade e relevância para a sociedade contemporânea da produção artesanal apoiada em conhecimentos ancestrais. Esta relevância pode ser percebida em quatro eixos: o do Sentido quotidiano das suas produções, o do Respeito pela paisagem, o do Valor patrimonial e o da Resiliência económica.

O Programa Saber Fazer tem como missão principal apresentar a produção artesanal tradicional como um sector viável, sustentável e relevante, procurando destacar o trabalho das artesãs e dos artesãos, bem como os produtos, processos e materiais, na sua relação com o contexto sociocultural e a paisagem natural.

Back to Calendar of events