Tintinnabulum
Recital de Piano
17 mai. 202518h00
TINTINNABULUM
Recital de piano
17 mai. 2025
18h00
Ingresso | 5 euros
Informação Bilheteira | Bilhetes brevemente à venda na receção do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas [de terça a domingo, das 10h às 18h]
Sérgio Azevedo apresenta, na Blackbox do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Tintinnabulum, um recital de piano tocado sem interrupções, exceto no fim de cada um dos 3 blocos programáticos, que propõe três momentos ‘tintinnabulum’: os sinos da geração romântica e nacionalista, de Liszt a Copland, os sinos místicos de Satie e Part, e, a finalizar, a estreia de uma série de peças de Sérgio Azevedo intitulada ‘Peças de Sinos’, nas quais a evocação romântica é revisitada através de uma linguagem musical dos nossos dias.
Sérgio Azevedo, compositor, pianista e musicólogo.
Nasceu em Coimbra, Portugal, em 1968. Estudou com Fernando Lopes-Graça na Academia de Amadores de Música e na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML) com Christopher Bochmann e Constança Capdeville, onde concluiu o Curso Superior de Composição com nota máxima. Ganhou vários prémios nacionais e internacionais, entre os quais o “United Nations Prize” e o “Prémio Autores” (SPA) de 2010, e as suas obras são regularmente encomendadas e tocadas por prestigiosos intérpretes e orquestras, estando presentes em cerca de 60 CDs’. Publicou três livros, A Invenção dos Sons, Olga Prats – Um Piano Singular, e Christopher Bochmann: Sem música a vida seria um erro. Escreve ainda para The New Grove Dictionary of Music and Musicians e desde 1993 tem criado programas com centenas de episódios para a RTP / Antena 2. Orienta desde 2021 dois cursos sobre música clássica e música de cinema na Fundação Calouste Gulbenkian. Sérgio Azevedo é Doutorado pela Universidade do Minho e, desde 1993, Professor do Curso de Composição da ESML. Enquanto pianista tem-se dedicado desde 2021 a tocar a sua música e a de outros compositores, nomeadamente a música romântica, moderna e contemporânea, incluindo nesta a música de cinema e minimal.