ÚLTIMO DOMINGO DE CADA MÊS – Oficina “Corações Ao Alto – Catarina Branco”
Serviço Educativo
26 maioOFICINA
CORAÇÕES AO ALTO – CATARINA BRANCO
26 maio 2019
Público – alvo | Público em geral
/
SINOPSE
Neste último domingo de maio celebra-se uma das maiores festas religiosas da Região, o que atribuirá uma dinâmica diferente às atividades do Serviço Educativo. Assim, e com base na obra da Coleção ARQUIPÉLAGO, Corações ao Alto, 2009 de Catarina Branco, desafiamos todos os participantes a desenvolverem as atividades de uma forma livre e à distancia.
Catarina Branco é uma artista plástica que trabalha com papel recortado à mão, resgatando as tradições culturais e religiosas das ilhas dos Açores, cruzando-as com influências de culturas tão diversas como a cultura africana ou brasileira, numa linguagem contemporânea.
Na peça Corações ao Alto, 2009, é assumida a influência da tradição dos tapetes florais na obra desta artista. É a partir desta influência, e desta obra, que lançamos duas atividades:
– Reinventar a ideia de tapete de flores para as procissões
Partindo das influências tradicionais dos tapetes de flores, propomos a criação de uma espécie de maquete com base em algumas características dessa técnica: cor, simetria ou o uso de formas geométricas.
Damos algumas dicas de materiais para a construção da maquete:
– ter uma superfície resistente com base em cartão ou madeira, por exemplo.
– A matéria colorida/enchimento pode ser a partir de sobras de papel ou cartolina. Se optar por ser fiel à matéria original, utilize flores ou serragem de madeira pintada.
Outro conselho: antes de construírem a vossa maquete, façam um desenho, para ser mais fácil a sua estruturação/ concepção.
Caso não seja possível fazer a maquete, pode sempre enviar-nos um desenho de como gostariam que fosse o vosso tapete floral.
– Registar os tapetes de flores que estarão visíveis nas festividades no dia 26 de maio
Se é atento e ativo nas redes sociais, esta atividade foi pensada para si.
Desafiamo-lo a tirar a fotografia mais criativa aos tapetes de flores no dia 26 de maio e a partilhá-la na sua storie da aplicação instagram. Depois basta identificar a página @arquipelago_centrodeartes para que assim consigamos partilhar na nossa página e mostrar os diferentes “olhares” desta tradição.